30 Melhores Clipes Nacionais de 2014

1259
3
COMPARTILHAR:

produção nacional de clipes em 2014 foi intensa, foram lançados vários trabalhos de estilos e gêneros diferentes. Vídeos que vão desde registros “caseiros” até pequenas obras cinematográficas.

Com o orçamento limitado ou não, os artistas e diretores usaram e abusaram da criatividade para ilustrar as canções. Como gostamos de listas, selecionamos alguns dos registros mais belos, comoventes, provocantes, sensíveis, experimentais e divertidos gravados ao longo do ano nos mais variados cenários. Aproveitem!

 

30 – Banda do Mar – Mais Ninguém

Álbum: Banda do Mar
Direção: Everton Oliveira
Roteiro:

Com direito a coreografia e Passinho do Romano, “Mais Ninguém“, é o primeiro clipe do projeto que reúne  Marcelo Camelo, Mallu Magalhães e o português Fred Pinto Ferreira (Orelha Negra/ Buraka Som Sistema). O vídeo mostra os músicos de uma forma descontraída e traz a participação de Fezinho Patatyy.


29. Godasadog – Agora

Álbum: Hoje
Direção:  André Neves
Roteiro:

A poesia de Heyk Pimenta, “Agora”, musicada pelo duo Godasadog, ganha ares misterioso nesse belo e experimental clipe dos músicos Vitor Meira e Adam Matschulat.


28. Cesar Lacerda – Simone de Santarém

Álbum: Porquê da Voz
Direção:  Victoria Vasconcelos
Roteiro: 
Victoria Vasconcelos

O vídeo de ” Simone de Santarém” mostra as expressões faciais do cantor num jogo de luzes. Delicado e certeiro, a simplicidade provoca o redesenho da canção


27. The Baggios – Sem condição

Álbum: Sina
Direção:  Derick Borba e Alunos na Jornada Adobe
Roteiro:

Inspirado nos clipes dos anos 70, o vídeo traz efeitos gráficos e uma edição dinâmica combinando perfeitamente com intensidade da canção.


26. Silva – É Preciso Dizer

Álbum: Vista Pro Mar
Direção: 
 Julio Secchin
Roteiro:

O vídeo do single “É Preciso Dizer” foi gravado no Cabo da Roca e na Praia da Ursa, em Sintra, Portugal, além de Paris. Todo em preto e branco, o registro traz além do músico, a participação da bela modelo portuguesa, Sofia Leitão


25. Banda Uó –  Catraca (feat. Mr. Catra)

Álbum: Catraca 
Direção:  Cristina Streciwik
Roteiro:

A Banda Uó promove uma animada festa no clipe de “Pula a Catraca”, faixa composta em parceria com o MC. Catra. No vídeo os goianos apostam novamente em dancinhas coreografadas e muita diversão. Bem ao estilo “Uó” de ser.


24. Strobo – Minimal

Álbum: Mamãe Quero Ser Pop 
Direção:  Filipe Parolin
Roteiro:

Perseguição e briga dentro de um estacionamento entre um mendigo lunático e um policial zumbi, esse  é o enredo do divertido clipede “Minimal“, do duo paraense Strobo. Protagonizado pelos integrantes Léo Chermont e Arthur Kunz.


23. Lucas Vasconcellos – Sol de Meio Dia

Álbum: Falo de Coração 
Direção:  Felipe Astolfi
Roteiro: Felipe Astolfi

Produzido com várias imagens da Holanda, Chile e Brasil, do acervo pessoal do próprio diretor e com todo o áudio ao vivo, o clipetraz um ar de intimidade. Os glitches dão uma dinâmica interessante ao registro.


22. Bonde do Rolê – Vida Loka

Álbum: Vida Loka 
Direção:  Andre Vidigal

Roteiro:

Intenso, louco, provocante e divertido. De todos os clipes lançados até o “Vida Loka”, este é  o que mais representa o Bonde do Rolê.


21. Adriano Cintra – Duda

Álbum: Animal
Direção: Marina Penny
Roteiro:

Com ares psicodélicos, imagens divertidas e extremamente coloridas, nas quais Adriano aparece cantando, o clipe de “Duda” não segue um roteiro claro.


20. Finlandia – La Milonga

Álbum: Nandhara: Extensión
Direção: Lucas Asmar Moreno
Roteiro:

Primeiro clipe do duo formado pelo brasileiro Raphael Evangelista e o argentino Mauricio Candussi. Com uma produção cuidadosa, “La Milonga”  mostra os músicos tocando no hall de uma casa, enquanto várias coisas inusitadas vão acontecendo ao redor deles e nos outros ambientes.


19. Holger – Café Preto

Álbum: Holger
Direção: Fabiana Serpa
Roteiro: Fabiana Serpa e Ana Carolina Reis

O clipe traz a atriz Luisa Moraes no papel de uma jovem entediada. Fazendo alusão a esse sentimento, goteiras começam a surgir dentro da casa, até que a situação se torna tão intensa que alaga todo o lugar.


18. Ava Rocha – Você Não Vai Passar

Álbum: Ava Patrya Yndia Yracema
Direção:  Ava Rocha
Roteiro: Ava Rocha

O vídeo traz a sensação de estar folheando o álbum de fotografias da cantora, quase todo feito com fotos de várias fases da sua vida, até da identidade, além de pequenos registros em audiovisual.


17. Suricato – Trem

Álbum: Sol-te
Direção:  Bruno Murtinho e Gabriel Mellin
Roteiro: Bruno Murtinho

Inspirado no cinema mudo de faroeste, o clipe traz uma narrativa romanceada de uma banda sendo enganada por um empresário.


16 – Digo Policiano – Amigo Sentidor

Álbum: Fui Voar
Direção: Arnaldo Belotto
Roteiro: Arnaldo Belotto

Inspirador e comovente. Gravado nos campos da Colônia de Witmarsum, de imigrantes alemães, no Paraná, o vídeo mostra a busca de um pai em retomar a alegria de viver do filho que tem que conviver com um problema que lhe tirou a visão. Uma inesperada carona a um viajante, interpretado pelo músico, da um novo sentido a relação entre o pai e o garotinho.


15. Marcelo Perdido – Lição

Álbum: Lenhador
Direção:  Bruno Graziano
Roteiro:

No clipe da sentimental e melancólica canção, Marcelo Perdido transporta o espectador para o Acre ao usar belas imagens do documentário “Acre Existe”, estrelado pelo jornalista Paulo Jr.


14. Pitty – Serpentes

Álbum: Setevidas
Direção: Charly Coombes
Roteiro:

O vídeo mostra Pitty como uma líder de uma seita, que usa a letra “p” como símbolo. A cantora comanda um ritual diante de um rapaz desmaiado. ” O clipe traz ideias de mutação e transformação passadas na letra de ‘Serpente’”.


13. Rafael Castro – Pra Vender Mais, Se Falar Mais

Álbum: Lembra?
Direção: Filipe Franco e José Menezes
Roteiro: Rafael Castro

Em “Pra Vender Mais, Se Falar Mais” Rafael Castro brinca com os fetiches sexuais não tão comuns ( ou são?) com cenas provocantes, ousadas, agressivas e bizarras. Destaque para a impecável fotografia de André Dip.


12. Tereza – Calçada da Batalha

Álbum: Vem ser artista aqui fora
Direção: Felipe Salavador
Roteiro: Felipe Salavador e Celina Arslanian

Futurista e muito colorido, o vídeo mostra os integrantes em 2069 testando um produto chamado Galada Glass, uma mistura de Google Glass com Tinder, numa tentativa frustrada de resolver os problemas amorosos e de pegação.


11. Criolo – Duas de Cinco + Cóccix-ência

Álbum: Duas de Cinco
Direção: Cisma
Roteiro:

No curta-metragem, que mistura os singles “Duas de Cinco” e “Cóccix-ência”, Criolo mostra que o futuro não seria muito distante do presente. Tirando as inovações tecnológicas, a violência de hoje continuaria sendo um dos grandes problemas do amanhã.


10. Kelton – Sem Concerto

Álbum: Manhã
Direção: David Murad
Roteiro:  David Murad

Com uma bela fotografia, o vídeo encanta por trazer imagens de momentos simples do cotidiano, como um aniversário de uma criança, a noiva se preparando para jogar o bouquet, entre outros.


9. Marcelo Jeneci –  O Melhor da Vida

Álbum: De Graça
Direção: Isabel Lenza e Fernanda Weinfeld
Roteiro:

Protagonizado pelos bailarinos Janaina Castro e Filipe Bruschi, o vídeo encanta pela estética e performance do casal conduzido pela canção.


8. China – Arquitetura de Vertigem

Álbum: Telemática
Direção: Pedro Escobar e Pedro Vitor Ferraz
Roteiro: Gabriela Vasconcellos

O vídeo traz imagens marcantes do movimento #OcupeEstelita, que mobilizou milhares de pessoas. Durante vários dias o Cais José Estelita, em Recife, foi ocupado com atividades culturais como forma de protesto a derrubada do ponto turístico da cidade.


7. Johnny Hooker – Alma Sebosa

Álbum: Eu Vou Fazer Uma Macumba pra Te Amarrar, Maldito!
Direção: Giovanna Machline
Roteiro: Johnny Hooker

Sem preconceitos, o clipe de Johnny Hooker celebra o amor ao mesmo tempo que retrata a sua crueza. O vídeo traz a participação de Zélia Duncan, Chandelly Braz e Jesuíta Barbosa


6. Emicida – Levanta e Anda (feat. Rael)

Álbum: O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui
Direção: Leandro HBL
Roteiro: Leandro HBL

A bela fotografia de Rogério Che ajuda a captar, de uma forma sensível, a realidade da infância na comunidade de Cidade Tiradentes, em São Paulo. Mesmo na dificuldade as crianças arrumam meios para se divertir.


5. Lucas Santtana – Partículas de Amor

Álbum: Sobre Noites e Dias
Direção: Julio Secchin
Roteiro:

O vídeo da bela música “Partículas de Amor” retrata os estados físicos da matéria (sólido, líquido e gasoso) citados na letra, mas de uma forma conceitual e esteticamente sensível e cativante .


4. Vanguart – Meu Sol

Álbum: Muito Mais Que o Amor
Direção: Ricardo Spencer
Roteiro: Ricardo Spencer

Um dia de sol com os amigos a beira de um lago, música, bebida e muita diversão, esse é o enredo do clipe de “Meu Sol”, que traz a participação do cantor Thiago Pethit. Destaque para a bela paisagem e fotografia.


3. O Terno – Tic Tac

Álbum: Tic Tac – Harmonium
Direção: Amnésia Filmes
Roteiro:

Divertido e irreverente, em “Tic Tac” a banda promove uma corrida maluca, no estilo dos desenhos animados,  onde vários obstáculos inusitados vão surgindo ao longo do percurso. O cantor Paulo Miklos, faz uma participação como o Senhor do Tempo. A canção faz uma crítica a vida acelerada da sociedade.


2. Thiago Pethit – Romeo

Álbum: Rock’N’Roll Sugar Darling
Direção: 
Rafaela Carvalho
Roteiro: 
Thiago Pethit e Rafael Barion

O vídeo mostra o amor bandido e intenso de um casal, interpretado por por Maria Laura Nogueira e Lucas Veríssimo (protagonista de Moon, clipe anterior de Pethit),  se aventurando por Las Vegas, tendo como cenários as  ruas de Venice, as montanhas de Malibu e o deserto de Palmdale. O clipe traz referência aos casais Sailor e Lula, de “Coração Selvagem(de David Lynch), Ferdinand e Marianne, de “O Demônio das Onze Horas” (de Jean Luc Godard), Mickey e Mallory, de “Assassinos por Natureza” (de Oliver Stone) e, como não poderia deixar de ser, “Romeu e Julieta”.


1. O Rappa – Fronteira (D.U.C.A)

Álbum: Nunca Tem Fim
Direção: João Solda
Roteiro: Alexandre Meneses e João Solda

Mais do que um clipe, “Fronteira (D.U.C.A)” é um curta-metragem super bem produzido. Com dez minutos de duração, o vídeo gira entorno do valor da liberdade, ao retratar a ditadura militar e os movimentos de resistência à censura as obras culturais da época

COMPARTILHAR:

Comentários no Facebook