Conheça a história de “Aqui” de Eric Assmar

504
0
COMPARTILHAR:

“Aqui” é uma composição do guitarrista Eric Assmar, gravada no seu segundo álbum Morning (2016). O músico conta que ela foi escrita como uma espécie de resposta a outra canção de sua autoria. “Em o ‘O Que Virá’ – faixa que está no meu primeiro disco – parto de uma situação/relação ruindo pra falar de uma incerteza sobre o futuro em termos mais gerais. Já em ‘Aqui’ tentei revisitar essa situação/pensamento/sentimento de cinco anos atrás, olhar pra ele nesse outro tempo. Entram outras angústias, a sensação de que as coisas caminharam para outro lado”, explica Eric.


Mesmo depois de revelar um segredo do seu processo criativo – este diálogo entre as canções -,  o guitarrista prefere não fechá-lo em sentidos: “Tudo isso são visões minhas sobre as músicas. Não é uma coisa que tá muito notável ou explícita nas duas letras. Gosto também de deixar uma abertura interpretativa para que cada ouvinte faça a sua leitura individual”, argumenta Eric. Musicalmente, “Aqui” apresenta a maestria de Eric em fazer a sua guitarra dialogar com o seu canto. O instrumento de cordas “bluesifica” a balada atribuindo densidade emocional à letra.


“Aqui” e “O Que Virá” são duas das canções em português já gravadas pelo Eric Assmar Trio. Nos discos elas convivem com outras escritas em inglês sem causar estranhamento nos ouvintes – dada a naturalidade com que o bluesman transita entre os idiomas.  “Trabalho em cima dos acordes e melodias e penso em como encaixar as palavras. Às vezes surgem palavras em inglês, outras em português. Vou seguindo essa intuição que a parte musical previamente me dá, mas sem uma intenção categórica de que seja em uma ou outra língua”, explica o guitarrista.

 

COMPARTILHAR:

Comentários no Facebook