Entrevista: Cesar Lacerda

1766
73
COMPARTILHAR:

O amor é o fio condutor do segundo álbum do cantor e compositor César Lacerda, Paralelos & Infinitos. Nesse novo trabalho, que acabou de ser lançado pelo selo Joia Moderna e está disponível para download gratuito, o músico expõe a sua intimidade em oito belas canções. Com a alma e a sensibilidade de alguém que faz música não apenas por ofício, mas por prazer.

Prazer traduzido e movido por amor e paixão, presente em cada nota, em cada verso declamado por este mineiro, que carrega dentro de si todos os lugares por onde passa. Nascido em Diamantina (MG) e radicado por oito anos no Rio de Janeiro, o músico agora busca a solidez e a estabilidade da sua carreira em São Paulo, para onde se mudou recentemente.

Esse novo momento reflete em sua obra que sucede o elogiado Porquê da Voz. Esteticamente, Lacerda promoveu em Paralelos & Infinitos uma fusão de influências que passam por Milton Nascimento, Caetano Veloso, Grizzly Bear e, mais fortemente, DM Stith. Nele o cantor gravou a maioria dos instrumentos e contou com a parceria de músicos amigos como Cícero, Lucas Vasconcellos, Mahmundi, Uirá Bueno e o Conrado Kempers da banda carioca Dos Cafundós, do Rafael Mandacaru e do João Machala, da banda mineira Iconill, além da sua namorada, Victoria Vasconcelos, que divide os vocais de “Guarajuba”.

cesar_lacerda

Capa e contracapa por Igor Anjos e Clayton Leite

Como foi o processo de produção de Paralelos & Infinitos? Quais as diferenças deste segundo trabalho para o Porquê da Voz?

O processo de gravação e produção do “Paralelos & Infinitos” começou incerto e timidamente. Fui convidado pelo produtor do disco, meu grande amigo Pedro Carneiro, para testar uns equipamentos novos que ele tinha comprado. Quer dizer, eram uns microfones antigos, um órgão eletrônico e um piano elétrico wurlitzer, enfim, ótimos equipamentos do século passado. Nesses nossos primeiros encontros a gente não tinha entendido o processo como uma gravação de algo que futuramente pudesse virar um disco. Estávamos ali em clima de confraternização – algo, inclusive, que permaneceu durante toda a gravação. Com o tempo, o processo foi ganhando uma cara e eu percebi, e me convenci de que tudo caminhava para aquilo virar um disco.

Bom… Eu levei quase um ano gravando este trabalho novo. Foram muitas horas de solidão compartilhada no estúdio com o Pedro, testando sonoridades, arranjos, instrumentos. Buscando fazer um disco que se aproximasse de um formato estético que eu já desejava e admirava.

Uma das diferenças centrais deste disco novo para o “Porquê da Voz” diz respeito à maneira como o “Paralelos…” foi pensado. Num determinado momento, eu decidi que o disco teria apenas canções feitas a partir de vivências do meu relacionamento amoroso, e decidi que gostaria de gravar a maioria dos instrumentos. Essa decisão conduziu esteticamente todo o processo. Esse novo trabalho é recheado de silêncios, ambiências, respirações. Eu tentei traduzir em som a sensação de se estar apaixonado. E o disco é basicamente sobre isso; sobre essa sensação de estar com os pés suspensos no ar.

O disco anterior foi lançado de forma independente, já este sairá por uma gravadora (Joia Moderna). Muda alguma coisa ter a chancela de um selo?

O Zé Pedro é um sujeito que trouxe uma luz muito especial para essa configuração de selo/ gravadora no Brasil. A forma como ele faz essa negociação para chancelar o disco é bastante parecida com alguns gerenciamentos que acontecem no exterior, e que eu me identifico muito. E poxa! O Brasil, que é este celeiro de artistas maravilhosos, é muito carente dessas contribuições, dessas novas formas de entender a gestão da música no mercado. Essa operacionalidade de colocar um disco na rua, desde que as gravadoras perderam a sua força para um mercado mais transversal, ficou muito complexa. Afinal, os diferentes mercados convivem e o processo encareceu. O Zé defende algo que eu compactuo: não faz sentido que um disco custe tão caro. É necessário fazer com que o negócio por trás da arte seja possível, rentável, inteligente.

E sim! A Joia funcionou para mim como um elegante lustre na obra. Foi estendido um tapete vermelho e agora eu posso me deliciar com isso!

Como foi a escolha do repertório? Poderia falar um pouco sobre as faixas?

Eu me coloquei um desafio ao fazer este disco: construir um álbum exclusivamente com canções de amor. Enfim, chamo isso de desafio por entender que esta é uma temática reincidente. Mas… Se por um lado eu serei para sempre um defensor dessa tag, a “canção de amor”, por outro lado, eu queria contribuir neste processo. Achar uma fenda nesse paredão de grandes e maravilhosas canções e me instalar ali, viver ali. E para isso, fiz um disco com oito canções que falam da minha intimidade.

A explicação bastante simples, é que eu percebi que a única forma de vencer o desafio imposto por mim era justamente me usar para falar de algo que é do mundo. Essa exposição me garantiria um contato muito verdadeiro com o ouvinte. Eu tenho pra mim, que essas canções podem ser tomadas pelas pessoas como “suas”. Sabe aquela história de “essa canção foi feita pra mim”? Pois é! Eu acho que é o caso desse disco. Eu acho que esse conjunto de canções pode servir de conforto para um monte de corações por aí.

O álbum conta com algumas participações como do Cícero e Lucas Vasconcellos, Mahmundi. Como foram essas colaborações?

Eu tenho grande carinho por todas as participações que convidei para este disco. São participações pontuais mas que contribuíram imensamente para os arranjos das canções. Além do Cícero, do Lucas e da Mahmundi, eu tive o prazer de ter comigo o Uirá Bueno e o Conrado Kempers da banda carioca Dos Cafundós, do Rafael Mandacaru e do João Machala da banda mineira Iconilli, e do paulista Flavio Tris. Tive também a felicidade de ter a minha namorada, a Victoria Vasconcelos, cantando comigo. E a honra de ter esse processo todo conduzido e produzido pelo Pedro Carneiro. Por fim, o disco foi mixado pelo Elisio Freitas, que é o produtor do “Porquê da Voz”. E a masterização foi novamente feita pelo Bruno Giorgi. Ou seja, assim como no meu primeiro disco, aqui a história da amizade se repete. Gosto de estar entre as pessoas que gosto.

O primeiro disco teve uma repercussão super positiva. Rola uma expectativa de como irão receber este novo trabalho?

Eu estou super coruja com essa filha nova (já entendi que este disco novo é menina!). Tenho gostado de mostrar para as pessoas. Tenho gostado de ouvir a reação delas. E tem sido muito positivo o retorno. O “Porquê da Voz” foi maravilhoso para mim. Abriu portas, vislumbrou novos caminhos e trouxe um prestígio interessante para a minha obra, a minha carreira. Eu acredito muito nesse novo trabalho e acho realmente que as pessoas também gostarão. Falamos em breve sobre isso tudo.

Você nasceu em Minas, viveu oito anos no Rio e agora está morando em São Paulo. Essa transitoriedade influencia de alguma forma nas suas canções?

Engraçado pensar nesse meu trânsito, sobretudo agora que estou numa nova cidade. É certo que as cidades influenciam na minha obra, mas entendo o processo de uma outra forma. Eu penso que a obra é resultado da forma como eu estou no mundo, como ele se ocupa de mim. Que tipo de abertura eu tenho para compreender e aceitar a dinâmica do mundo, os códigos, o movimento de tudo. Parece que nesse meu trânsito eu estou correndo atrás disso; de me entender com os ponteiros do mundo.

A vida me parece maravilhosa, apesar de também muito cansativa – viver numa grande cidade é sempre uma mistura de frustração e deslumbramento. E estar em São Paulo é viver essa dicotomia a todo instante e com muita força. O Rio, por sua vez, foi durante muito o abrandamento disso: a cidade vive o tensionamento de todos os aspectos da vida com suavidade e preguiça. E Belo Horizonte, para mim, mistura cordialidade e casualidade com a inaptidão para o crescimento desordenado da cidade.

Essas impressões vazam para dentro da obra, é certo. Para forma como me relaciono com tudo. Mas, em geral, tudo são apenas expectativas sobre uma forma de enxergar a vida. Um palpite. E a arte não é apenas um reflexo da vida. Ela é a transfiguração desse reflexo. Ela é o desejo desse reflexo.

Eu me coloquei um desafio ao fazer este disco: construir um álbum exclusivamente com canções de amor.

Já da para notar a diferença do Cesar mineiro, “carioca” e “paulista”?

Creio que seja possível, sim! Creio que seja possível perceber o quanto viver nessas grandes cidades, afinal, eu sou do interior de Minas Gerais, de Diamantina, me transformou naquilo que busquei desde o princípio. Ou seja, acho que o percurso está me aproximando daquilo que busco desde que nasci. Talvez, a caminhada em diferentes territórios seja o meu exercício, o meu serviço. Nessa desventura que é viver, caminhar me parece uma forma maravilhosa de se praticar a vida.

A mudança para São Paulo foi pelo fato de ter uma visibilidade maior?

Sou e estou profundamente seduzido pela cidade. Sempre fui, na verdade. Mas estar aqui, agora, me faz enxergar tudo ardendo saborosamente. Tendo vindo de uma cidade cujo histórico de relacionamento com a arte passa pelo filtro da “vitrine”, a chegada aqui me faz estar ávido por outras experiências, outras formas de se relacionar. A impressão é que aqui a qualidade, nas suas diversas esferas de apreciação, direciona a experimentação das coisas. Gosto disso. É a imposição de um desafio: transformar a digressão subjetiva num atalho para a comunicação com mais gente.

O Rio vive a dor de ser uma cidade duramente assolada pelas mazelas de uma sociedade em declínio. E a ginástica de fazer parecer que tudo está maravilhoso o tempo inteiro ocupa muita energia da cidade. No entanto, é importante ressaltar que o esforço de grupos interessados e atuantes tem feito a cidade crescer culturalmente. E a cena de lá possui figuras que gozam de um reconhecimento nacional.

Em São Paulo, tem-se a noção de que o mercado está mais organizado – e sim, isso também expõe a face mais terrível e desigual da cidade. E essa organização nutre a possibilidade de uma carreira mais estável, e mais sólida a longo prazo.

Quais os próximos passos após o lançamento? Já tem shows marcados? Clipes?

Desta vez, mudei a estratégia. No primeiro disco, logo após o lançamento já fiz uma mini-tour pelo sudeste, seguida de shows pelo Brasil, Uruguai e Europa. Mas dessa vez estou pensando diferente. Quero mesmo que as pessoas ouçam esse disco. Antes de ir para o palco, tenho esse desejo da escuta. Não estou com pressa. E sobre clipes, já, já vem novidade! Mas por ora, fiquem com a audição deste

COMPARTILHAR:

73 comments

  1. Lauran Blye 30 janeiro, 2020 at 17:00

    Enjoyed examining this, very good stuff, thanks. “Be not careless in deeds, nor confused in words, nor rambling in thought.” by Marcus Aurelius Antoninus.

  2. ig 14 fevereiro, 2020 at 22:40

    Hey! This post couldn’t be written any better!
    Reading this post reminds me of my previous room mate!
    He always kept talking about this. I will forward this article to him.
    Fairly certain he will have a good read. Many thanks for
    sharing!

  3. my web 10 março, 2020 at 00:38

    I simply want to say I am just newbie to blogging and really savored your page. Most likely I’m want to bookmark your blog post . You surely come with outstanding posts. Thank you for sharing your web page.

  4. bare 14 março, 2020 at 21:51

    I needed to thank you for this fantastic read!! I absolutely loved every bit of it. I have got you book marked to look at new things you post…

  5. bare 15 março, 2020 at 08:18

    Having read this I thought it was rather enlightening. I appreciate you taking the time and energy to put this content together. I once again find myself spending way too much time both reading and leaving comments. But so what, it was still worth it!

  6. bare 15 março, 2020 at 17:29

    An intriguing discussion is definitely worth comment. There’s no doubt that that you ought to write more about this topic, it might not be a taboo subject but usually people do not speak about these issues. To the next! Many thanks!

  7. John Deere Diagnostic and Test Manuals 15 março, 2020 at 19:39

    Nice post. I learn some thing tougher on various blogs everyday. Most commonly it is stimulating to read content off their writers and rehearse a little something at their store. I’d would rather apply certain while using the content in my weblog whether you do not mind. Natually I’ll provide a link with your internet blog. Thanks for sharing.

  8. bare 15 março, 2020 at 20:47

    Howdy! I just wish to give you a big thumbs up for your great info you’ve got here on this post. I will be coming back to your blog for more soon.

  9. http://www.metroclick.com 16 março, 2020 at 04:57

    MetroClick specializes in building completely interactive products like Photo Booth for rental or sale, Touch Screen Kiosks, Large Touch Screen Displays , Monitors, Digital Signages and experiences. With our own hardware production facility and in-house software development teams, we are able to achieve the highest level of customization and versatility for Photo Booths, Touch Screen Kiosks, Touch Screen Monitors and Digital Signage. Visit MetroClick in NYC at http://www.metroclick.com/ or , 121 Varick St, New York, NY 10013, +1 646-843-0888.

  10. bare 16 março, 2020 at 05:46

    You’ve made some really good points there. I looked on the internet for additional information about the issue and found most individuals will go along with your views on this site.

  11. Timothy Jezierski 16 março, 2020 at 10:09

    After study a few of the article on your web site currently, as well as I absolutely like your way of blogging. I bookmarked it to my book marking internet site checklist as well as will certainly be inspecting back soon. Pls take a look at my internet site too as well as let me recognize what you think.

  12. http://www.metroclick.com 16 março, 2020 at 11:24

    MetroClick specializes in building completely interactive products like Photo Booth for rental or sale, Touch Screen Kiosks, Large Touch Screen Displays , Monitors, Digital Signages and experiences. With our own hardware production facility and in-house software development teams, we are able to achieve the highest level of customization and versatility for Photo Booths, Touch Screen Kiosks, Touch Screen Monitors and Digital Signage. Visit MetroClick in NYC at http://www.metroclick.com/ or , 121 Varick St, New York, NY 10013, +1 646-843-0888.

  13. Kanisha Kulinski 16 março, 2020 at 20:28

    This internet site is actually a walk-through for all of the details you desired about this and didn?t understand that to ask. Peek here, and also you?ll most definitely discover it.

  14. Zachery Arra 16 março, 2020 at 20:36

    An interesting discussion deserves remark. I believe that you should write extra on this topic, it may not be a forbidden subject however normally people are not nearly enough to talk on such subjects. To the next. Thanks

  15. Lifestyle expert 17 março, 2020 at 16:27

    I’m impressed, I must say. Seldom do I come across a blog that’s equally educative and interesting, and let me tell you, you have hit the nail on the head. The issue is something not enough men and women are speaking intelligently about. Now i’m very happy that I stumbled across this in my hunt for something relating to this.

  16. Hayden Cherry 17 março, 2020 at 18:12

    There are certainly a lot of details like that to think about. That is a wonderful point to bring up. I offer the thoughts above as basic ideas but clearly there are questions like the one you raise where the most essential thing will be operating in straightforward good faith. I don?t understand if ideal techniques have arised around things like that, but I make sure that your task is plainly identified as a level playing field. Both children and also women really feel the impact of just a moment?s enjoyment, for the remainder of their lives.

  17. Real Estate 18 março, 2020 at 08:43

    Aw, this was a very good post. Finding the time and actual effort to produce a superb article… but what can I say… I procrastinate a lot and never seem to get nearly anything done.

  18. ultra value store 18 março, 2020 at 10:32

    I blog quite often and I really appreciate your information. Your article has really peaked my interest. I’m going to bookmark your website and keep checking for new information about once a week. I opted in for your Feed as well.

  19. Clemente Asaeli 18 março, 2020 at 15:18

    I would like to thank you for the efforts you’ve put in writing this blog. I really hope to check out the same high-grade blog posts from you in the future as well. In truth, your creative writing abilities has encouraged me to get my own website now 😉

  20. Paintball gun 18 março, 2020 at 19:19

    Howdy! This blog post couldn’t be written any better! Reading through this article reminds me of my previous roommate! He always kept preaching about this. I’ll forward this information to him. Pretty sure he’s going to have a great read. I appreciate you for sharing!

  21. Aplikasi Konsultasi Rekomendasi Saham 19 março, 2020 at 18:50

    I absolutely love your website.. Pleasant colors & theme. Did you create this site yourself? Please reply back as I’m trying to create my very own site and would love to find out where you got this from or just what the theme is called. Appreciate it.

  22. The Real Products 19 março, 2020 at 19:43

    Hello! I could have sworn I’ve been to this blog before but after looking at some of the posts I realized it’s new to me. Anyways, I’m certainly delighted I discovered it and I’ll be book-marking it and checking back often!

  23. link bong88 20 março, 2020 at 02:59

    After going over a handful of the blog posts on your web site, I really appreciate your way of blogging. I saved it to my bookmark website list and will be checking back soon. Please check out my web site too and tell me how you feel.

  24. HDFilme 20 março, 2020 at 04:11

    Hello there! This blog post couldn’t be written any better! Looking at this post reminds me of my previous roommate! He continually kept preaching about this. I am going to send this information to him. Pretty sure he’ll have a very good read. Thanks for sharing!

  25. Girls Shoes 20 março, 2020 at 07:35

    After exploring a handful of the blog posts on your web page, I seriously appreciate your technique of writing a blog. I bookmarked it to my bookmark website list and will be checking back in the near future. Please check out my web site as well and let me know how you feel.

  26. Renae Fierros 21 março, 2020 at 18:57

    I?d need to contact you here. Which is not something I normally do! I appreciate checking out a post that will make individuals think. Likewise, many thanks for enabling me to comment!

  27. pocasie 22 março, 2020 at 04:06

    I absolutely love your website.. Great colors & theme. Did you build this website yourself? Please reply back as I’m trying to create my very own blog and would like to find out where you got this from or just what the theme is named. Thanks.

  28. Arlyne Broder 23 março, 2020 at 02:57

    Hello! I simply wish to provide a huge thumbs up for the great details you have right here on this post. I will be returning to your blog site for more soon.

  29. movies 23 março, 2020 at 07:30

    This is the perfect website for everyone who wishes to understand this topic. You understand a whole lot its almost hard to argue with you (not that I really would want to…HaHa). You certainly put a new spin on a topic that’s been discussed for years. Great stuff, just excellent.

  30. cbd gummies 24 março, 2020 at 04:41

    I’m impressed, I must say. Rarely do I encounter a blog that’s both equally educative and entertaining, and without a doubt, you’ve hit the nail on the head. The problem is something that not enough men and women are speaking intelligently about. I am very happy I stumbled across this in my search for something relating to this.

  31. cbd capsules 24 março, 2020 at 12:29

    You are so interesting! I do not think I’ve truly read anything like that before. So good to discover another person with some original thoughts on this subject matter. Seriously.. thank you for starting this up. This website is one thing that is needed on the web, someone with a bit of originality.

  32. cbd oil 25 março, 2020 at 00:12

    An impressive share! I’ve just forwarded this onto a coworker who had been doing a little research on this. And he in fact bought me breakfast due to the fact that I found it for him… lol. So allow me to reword this…. Thanks for the meal!! But yeah, thanks for spending the time to discuss this subject here on your web page.

  33. cbd oil 25 março, 2020 at 08:33

    Spot on with this write-up, I absolutely think this web site needs a lot more attention. I’ll probably be back again to read more, thanks for the information.

  34. cbd for pain 25 março, 2020 at 21:08

    A motivating discussion is definitely worth comment. There’s no doubt that that you should publish more about this topic, it may not be a taboo matter but usually folks don’t speak about these subjects. To the next! Kind regards.

  35. cbd for depression 26 março, 2020 at 05:17

    This is the perfect blog for anyone who wants to find out about this topic. You understand a whole lot its almost hard to argue with you (not that I personally would want to…HaHa). You definitely put a brand new spin on a topic which has been written about for many years. Great stuff, just great.

  36. Architect Designer near me 26 março, 2020 at 13:58

    Having read this I believed it was extremely enlightening. I appreciate you spending some time and effort to put this information together. I once again find myself spending a significant amount of time both reading and posting comments. But so what, it was still worthwhile!

  37. vay the chap agribank 27 março, 2020 at 03:20

    I’m extremely pleased to uncover this great site. I want to to thank you for your time due to this wonderful read!! I definitely appreciated every part of it and i also have you book-marked to look at new information in your site.

  38. cbd oil for sale vape 27 março, 2020 at 19:51

    The following time I read a blog site, I hope that it does not dissatisfy me as long as this one. I imply, I know it was my option to review, but I actually believed youd have something fascinating to claim. All I hear is a bunch of whining about something that you could deal with if you werent too busy searching for interest.

  39. Touch Screen Displays, Interactive Digital Kiosks, Digital Signage, Software, Photo Booth Solutions | Rental and Sale - Metroclick 28 março, 2020 at 02:12

    MetroClick specializes in building completely interactive products like Photo Booth for rental or sale, Touch Screen Kiosks, Large Touch Screen Displays , Monitors, Digital Signages and experiences. With our own hardware production facility and in-house software development teams, we are able to achieve the highest level of customization and versatility for Photo Booths, Touch Screen Kiosks, Touch Screen Monitors and Digital Signage. Visit MetroClick in NYC at http://www.metroclick.com/ or , 121 Varick St, New York, NY 10013, +1 646-843-0888.

  40. Admaal News 28 março, 2020 at 12:52

    An outstanding share! I have just forwarded this onto a colleague who has been doing a little research on this. And he in fact bought me lunch simply because I discovered it for him… lol. So allow me to reword this…. Thanks for the meal!! But yeah, thanx for spending the time to talk about this matter here on your website.

  41. Sapid Agency 28 março, 2020 at 16:35

    Sapid Agency is a Search Engine Optimization company in New York City that provides SEO Services. Their proprietary SEO strategies help struggling websites and aspiring business owners to rank their websites higher in multiple search engines like Google , Yahoo and Bing. They provide local and gmb map ranking for businesses in NYC and many other local areas. Find more at https://www.sapidagency.com/ @ 145 E 57TH NEW YORK, NY 10022, USA, +1 971 341 5608 USA

  42. CBD gummies 28 março, 2020 at 20:45

    Aw, this was an extremely good post. Taking a few minutes and actual effort to produce a really good article… but what can I say… I hesitate a lot and don’t seem to get anything done.

  43. Will Tydings 29 março, 2020 at 02:45

    Having read this I believed it was extremely enlightening. I appreciate you finding the time and energy to put this content together. I once again find myself spending a significant amount of time both reading and leaving comments. But so what, it was still worth it.

  44. is cbd oil legal in ny 29 março, 2020 at 22:20

    There are absolutely a great deal of details like that to take into account. That is a wonderful indicate raise. I provide the thoughts above as basic ideas however plainly there are questions like the one you bring up where the most important point will certainly be operating in truthful good faith. I don?t know if best techniques have emerged around points like that, however I make certain that your job is clearly identified as an up for grabs. Both young boys and ladies really feel the impact of just a moment?s pleasure, for the remainder of their lives.

  45. sex 30 março, 2020 at 05:48

    Good post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon everyday. It will always be useful to read articles from other authors and practice something from other sites.

Leave a reply