Entrevista: Coronel Pacheco

2304
46
COMPARTILHAR:

Dois anos depois de lançar o EP Não Parece Tão Legal Agora e chamar a atenção da mídia especializada, a banda Coronel Pacheco apresenta o seu álbum de estreia Petit Comité, fruto de uma bem sucedida campanha de crowdfunding realizada no site Cartase. Apesar da essência roqueira, o grupo aposta novamente em um misto de ritmos latinos, guitarrada paraense e melodias ensolaradas, que passeiam pelo indie, carimbó, ska e salsa. Canções cheias de swing, feitas para se divertir e dançar sozinho ou a dois, por que não?

É nessa malemolência e approach que o quarteto, formado por Luiz Hygino (guitarra e voz), Eduardo Barreto (guitarra e voz), Bruno Brandão (bateria e voz) e Rodrigo Passeira (baixo) – convida as pessoas e conhecerem melhor a sua música, cheia de referências brasileiras como Felipe Cordeiro, Do Amor, Skank, Paralamas do Sucesso, Los Hermanos, Orquestra Imperial e Rubinho Jacobina

O grupo desembarca amanhã no Rio de Janeiro para sua estreia na cidade e para a primeira apresentação do disco depois do lançamento. O show será na Fêra Féra – Porque Amos o Bruno de Lucca, evento que reúne arte, moda, gastronomia e música, a partir das 13h, no hostel Hospedaria Rio (Rua Vicente de Souza, 29) e ainda terá a apresentação da banda Séculos Apaixonados.

Antes de chegar a cidade maravilhosa, os paulistas conversaram com o Som do Som sobre essa gambiarra sonora, o  novo trabalho, as participações especiais, o show no Rio, cultura, política e ainda rolou um faixa a faixa. Confere aí!

Nome da banda 

“Adotamos o “Pacheco” porque adoramos tudo que é brasileiro. A música, os ritmos, as danças, as pessoas… Esse termo normalmente é usado de maneira pejorativa, mas pra gente interessa ressaltar o melhor lado da nossa cultura. E o fato do Rodrigo (baixista) ter “Pacheco” no sobrenome também influenciou bastante, não podemos mentir”.

Referências Sonoras 

“Vem muito do que a gente gosta de ouvir e dos lugares que gostamos de frequentar. Pra gente é um prazer se deixar influenciar por tanta coisa legal que vemos rolando. Por exemplo: “Copo Cheio” foi feita depois de uma viagem pra Belém onde vimos um show do Felipe Cordeiro, “Bismarck” foi feita em uma época que estávamos curtindo muito a banda Do Amor, “Petit Comité” foi pensada depois que vimos o dancehall virar base de vários hits e decidimos testá-lo mesclado com guitarradas, “Menino da Lua” se inspira bastante em músicas dos primeiros discos do  Skank que voltamos a ouvir bastante, e por aí vai”.

Petit Comité

“A música “Petit Comité” que dá nome ao álbum fala sobre a vontade de querer poder passar um tempo bom com aquela pessoa maneira, de fazer aquela festinha pra dois, no meio de tantos compromissos que a vida adulta traz. Decidimos usá-la como nome do disco porque é isso que queremos propor para as pessoas que ouvirem nossas músicas. Sabemos que parar pra ouvir um disco inteiro hoje é algo cada vez mais difícil, principalmente quando falamos de bandas novas como a gente. Mas o convite está feito”!

Faixa a faixa

““Petit Comité” é sobre passar um tempo bom ao lado de alguém você gosta no meio de tantos compromissos que acabam ditando o ritmo de nossas vidas; “Fast Fashion” é sobre estar na moda. Na verdade enquanto conversamos aqui três novas tendências já devem ter sido lançadas; “Sofia” também fala sobre isso, mas amplia esse assunto pra comportamento e estilo de vida. O novo/velho, antigo/moderno é uma percepção cada vez mais maluca, né?; “Conversa de Botas Molhadas” é uma das primeiras músicas que fizemos e decidimos colocá-la no disco com um novo arranjo. Ela fala sobre viver a vida buscando sempre o que te faz se sentir uma pessoa massa; “Copo Cheio” apresenta duas histórias que poderiam ter finais tristes mas que se resolvem da melhor maneira possível. A ideia do arranjo surgiu depois de uma viagem à Belém; “Bismarck” é a jornada do herói aplicada à um jovem complexado que resolve virar publicitário; “Menino da Lua” apresenta versos adaptados do Baffô. O trabalho dele é lindo e bastante inspirador (recomendamos!); “Vale” fala sobre aquelas histórias de amor que nunca chegam a acontecer, sob o ponto de vista de um iludido que se permite sonhar alto; “Quem Perde Ganha” é uma música que o Luiz (voz e guitarra) fez há algum tempo e já havíamos lançado como single na época da nossa campanha de crowdfunding. Ela resume bem o som do Coronel, junta um ritmo dançante e bem brasileiro com timbres e momentos de rock; “Sol Nascente” é nossa música mais romântica e tem um final “apoteótico” que desde o começo foi pensado pra fechar o disco com chave de ouro”.

Participações no disco

“As participações foram incríveis! Além da criatividade que todos trouxeram às canções, ficamos bem felizes por que são pessoas que admiramos bastante.

O Guilherme Kastrup (Elza, A Mulher do Fim do Mundo) gravou percussão em quase todas as faixas. Além de ajudar com os grooves ele cria um monte de detalhes que vão te envolvendo a cada audição; O Chicão, ou Rafael Montorfano (Lineker e participação no Melhor do que Parece d’O Terno), gravou teclado na maioria das músicas. Ele também ajuda a dar ritmo, como em “Fast Fashion” e “Quem Perde Ganha”, mas também trouxe algumas melodias como em “Copo Cheio” e “Petit Comité”; O Natan Oliveira (Banda Black Rio) gravou metais. Em “Vale” e “Menino da Lua” ele fez arranjos bem tropicais que as músicas pediam, e em “Sol Nascente” ele entrou com a gente na ideia de fazer um momento especial no final da música; o Rafael “Mimi” Almeida (Nx Zero e Projeto Caixa Preta) fez participação em “Conversa de Botas Molhadas” e “Sol Nascente” tocando guitarra, e junto com Daniel Weksler (Nx Zero) ajudou no arranjo de “Quem Perde Ganha”; e pra fechar Victor Meira (Bratislava) e Thais Bonizzi (cantora solo) ajudaram bastante nos arranjos vocais e gravaram algumas vozes pra gente”.

Eros como símbolo

“Então, na verdade isso foi acontecendo. Quando demos nome ao  EP (Não Parece Tão Legal Agora) decidimos buscar objetos  antigos aparentemente fora de moda pra criar a capa. Foi aí que entrou a ideia de usar alguma estátua. Então nós achamos uma loja de gesso online e escolhemos este busto porque além de termos achado ele mais bonito, descobrimos que se tratava de uma imagem de Eros, o deus do amor.

Depois, já para o “Petit Comité”, nossa ideia foi fazer uma capa que reunisse elementos de nós quatro formando uma sala de estar no meio da Vila Mariana, local que nos conhecemos. Como as quatro músicas do EP fazem parte do disco achamos legal trazer o Eros de gesso como um desses elementos. Mas como você falou ele virou quase um “mascote” mesmo. Costumamos levá-lo para os shows com a gente”!


Fêra Fóra x Cultura x Política 

“A Fêra Fóra é uma edição da Fêra Féra, evento que já nos apresentamos aqui em São Paulo. É uma feira que reúne o pessoal da moda, fotografia, pintura, gastronomia, design e música. Acho que essas pessoas acabam tendo posições políticas próximas porque sabem da importância da cultura na vida das pessoas e não compactuam com muita coisa que temos vivido. Nestes tempos de tanta esquisitice acontecendo é importante mostrar união e reforçar valores que acreditamos.

A música, assim como qualquer outra manifestação cultural, mesmo que indiretamente, acaba transmitindo uma mensagem. Pode ser um verso, uma rima ou até uma única palavra que vai construir um significado na cabeça das pessoas”.


Lançamento no Rio

“Ficamos bastante animados com o convite de tocar no Rio de Janeiro! É nossa primeira vez e estamos bem felizes. Temos amigos que moram lá, já tocamos com uma banda carioca aqui em São Paulo que curtimos bastante, a Padre dos Balões, e será a primeira vez que tocaremos o disco depois do lançamento. Tudo isso criou uma expectativa muito gostosa”.

 

COMPARTILHAR:

46 comments

  1. Evangelina Lababit 30 janeiro, 2020 at 18:49

    Excellent post. I was checking constantly this blog and I am impressed! Very useful information specifically the last part 🙂 I care for such info much. I was seeking this particular info for a very long time. Thank you and best of luck.

  2. Yajaira Bergsma 30 janeiro, 2020 at 20:13

    The next time I read a blog, I hope that it doesnt disappoint me as much as this one. I mean, I know it was my choice to read, but I actually thought youd have something interesting to say. All I hear is a bunch of whining about something that you could fix if you werent too busy looking for attention.

  3. ig 14 fevereiro, 2020 at 03:04

    After checking out a number of the blog articles on your
    blog, I seriously appreciate your technique of writing a blog.

    I saved as a favorite it to my bookmark website list and will be checking back in the near future.

    Take a look at my web site too and let me know how
    you feel.

  4. Learn More 9 março, 2020 at 19:55

    I just want to mention I’m beginner to blogging and site-building and seriously savored you’re web blog. Most likely I’m planning to bookmark your site . You surely have great well written articles. Appreciate it for revealing your blog site.

  5. onpassive launch date 12 março, 2020 at 20:10

    I seriously love your blog.. Pleasant colors & theme. Did you develop this amazing site yourself? Please reply back as I’m trying to create my own personal site and want to know where you got this from or what the theme is named. Kudos!

  6. John Deere Diagnostic and Test Manuals 13 março, 2020 at 14:33

    An extremely good post. This post sums up for me just what this topic is all about and some of the major benefits that can be produced by knowing about it just like you. A friend once pointed out that you have a totally different approach when you do something for certain as opposed to when you’re simply just toying with it. In the case of this specific topic, I believe you’re taking, or start to go for, a more professional plus thorough approach to what and how you’re writing, which in turn helps you to continue to get better and help others who don’t know anything at all about what you have discussed here. Thank you.

  7. Alejandro Caselden 14 março, 2020 at 19:51

    I am curious to find out what blog platform you have been utilizing? I’m experiencing some minor security problems with my latest website and I would like to find something more secure. Do you have any solutions?

  8. bare 15 março, 2020 at 00:17

    A motivating discussion is worth comment. I think that you ought to write more on this subject matter, it might not be a taboo subject but usually people don’t discuss these subjects. To the next! Cheers.

  9. Mervin Rutar 15 março, 2020 at 03:12

    When I originally commented I clicked the -Inform me when brand-new remarks are added- checkbox and also currently each time a comment is added I obtain 4 emails with the same remark. Exists any way you can remove me from that solution? Thanks!

  10. bare 15 março, 2020 at 22:56

    I want to to thank you for this wonderful read!! I absolutely loved every little bit of it. I have got you book-marked to look at new things you post…

  11. Robert Molski 16 março, 2020 at 02:03

    I was extremely delighted to locate this web-site. I intended to many thanks for your time for this wonderful read!! I absolutely appreciating every little of it and I have you bookmarked to look into new things you blog post.

  12. Melisa Whiston 16 março, 2020 at 19:48

    This is the ideal blog site for anybody who wants to discover this topic. You understand a lot its practically hard to say with you (not that I in fact would want?HaHa). You most definitely put a brand-new spin on a subject thats been written about for several years. Great stuff, simply wonderful!

  13. Get Approved Philadelphia 17 março, 2020 at 01:06

    Having read this I believed it was rather enlightening. I appreciate you spending some time and energy to put this informative article together. I once again find myself spending a significant amount of time both reading and posting comments. But so what, it was still worth it.

  14. Lesley Petrino 17 março, 2020 at 09:23

    An intriguing conversation is worth comment. I think that you need to write a lot more on this subject, it may not be a forbidden topic yet typically people are not nearly enough to talk on such topics. To the following. Thanks

  15. Blake David 17 março, 2020 at 14:53

    Wonderful article. I find out something more difficult on different blog sites daily. It will constantly be boosting to check out material from other writers and practice a little something from their shop. I?d choose to make use of some with the web content on my blog site whether you don?t mind. Natually I?ll offer you a web link on your internet blog site. Thanks for sharing.

  16. Kinox 20 março, 2020 at 04:15

    Hello there! This article could not be written any better! Looking through this post reminds me of my previous roommate! He constantly kept preaching about this. I am going to send this information to him. Pretty sure he will have a great read. Many thanks for sharing!

  17. Gaston Bober 23 março, 2020 at 02:43

    Nice blog post. I discover something more difficult on various blogs day-to-day. It will certainly constantly be promoting to review web content from other writers as well as exercise a little something from their shop. I?d prefer to use some with the material on my blog whether you don?t mind. Natually I?ll give you a web link on your internet blog. Thanks for sharing.

  18. buy cbd 24 março, 2020 at 23:56

    Next time I read a blog, I hope that it won’t disappoint me just as much as this particular one. I mean, I know it was my choice to read through, but I genuinely thought you would probably have something useful to talk about. All I hear is a bunch of whining about something you could possibly fix if you weren’t too busy searching for attention.

  19. cbd capsules 25 março, 2020 at 22:55

    Having read this I believed it was rather informative. I appreciate you taking the time and energy to put this informative article together. I once again find myself spending a significant amount of time both reading and posting comments. But so what, it was still worth it!

  20. Metroclick.com 26 março, 2020 at 17:06

    MetroClick specializes in building completely interactive products like Photo Booth for rental or sale, Touch Screen Kiosks, Large Touch Screen Displays , Monitors, Digital Signages and experiences. With our own hardware production facility and in-house software development teams, we are able to achieve the highest level of customization and versatility for Photo Booths, Touch Screen Kiosks, Touch Screen Monitors and Digital Signage. Visit MetroClick in NYC at http://www.metroclick.com/ or , 121 Varick St, New York, NY 10013, +1 646-843-0888.

  21. top rated cbd oil 29 março, 2020 at 17:16

    This is the best blog for anybody who wishes to find out about this subject. You realize so much its almost hard to argue with you (not that I in fact would want?HaHa). You definitely put a brand-new spin on a topic thats been discussed for many years. Great things, just fantastic!

  22. mental 30 março, 2020 at 03:42

    Your style is really unique in comparison to other folks I have read stuff from. Many thanks for posting when you’ve got the opportunity, Guess I’ll just bookmark this site.

  23. konya escort 4 abril, 2020 at 21:20

    Galerimizdeki her seçkin Konya escortlari benzersizdir ve her karsilasmayi özel hale getirmek için çalisiyoruz , ancak biraz daha spesifik bir sey istiyorsaniz, bir noktaya kadar mecbur kaliyoruz.

Leave a reply