Festival DoSol 2016: A maior vitrine musical do Brasil

3751
50
COMPARTILHAR:

Já consolidado como um dos principais eventos de música do Brasil, o Festival DoSol tem expandido cada vez mais seus horizontes. Em 2016, 14 cidades em cinco estados diferentes receberam ou receberão ainda ao longo do mês de novembro o festival, com a participação de algo em torno de 100 bandas, totalizando cerca de 160 shows, o que nos leva a crer que o DoSol já é o maior festival de música do Brasil e se brincar, do mundo.

A edição na capital potiguar, berço do festival, foi realizado nos dias 11, 12 e 13 de novembro, no histórico bairro da Ribeira, em Natal. Com mais de 60 bandas, seis palcos e muita música, o festival movimentou a Rua Chile em sua décima quarta edição e como já é de praxe, um dos dias do festival foi inteiramente gratuito, fazendo a alegria do público. Eu estive por lá nos três dias de festival conferindo tudo, vendo bandas que eu já gosto e conhecendo outras tantas. Sem mais delongas, conto pra vocês agora tudo o que eu vi por lá.

Já no primeiro dia de festival, um notícia bombástica: a partir de 2017, o festival não mais será realizado no bairro da Ribeira. O motivo? Algo um tanto quanto lógico. As casas na Ribeira não conseguem mais comportar a estrutura do festival, que devido a sua qualidade, cresceu demais. Agora, o festival segue rumo à praia, uma mudança bastante apropriada pra um evento que se denomina DoSol. Embora o aperto no coração fosse grande, o jeito era aproveitar os últimos momentos do festival no Centro Histórico da capital potiguar.

fetuttines-materia
Fetuttine

Com entrada free, o primeiro dia contou com dois palcos e oito bandas. Coube a banda potiguar Joseph Little Drop (Zé Gotinha no idioma tupiniquim) a honra de abrir o Festival DoSol 2016, no palco Spotify, localizado dentro do próprio Centro Cultural DoSol, apresentando suas músicas com letras bem humoradas, agitando a galera que chegou cedo (leia-se 21 horas). Enquanto isso, no palco Container, que ficou na própria Rua Chile, a banda brasiliense Lista de Lily iniciava seus trabalhos, com seu som cheio de experimentalismo e psicodelia. Aliais, psicodelia foi o que não faltou neste festival.

Voltando para dentro do DoSol, o Fetuttine, projeto dos músicos Luiz Gadelha e Anderson Foca (o homem das mil bandas) iniciava seu show, apresentando as canções do disco Impossível Só, lançado recentemente. Podemos dizer que foi o momento mais romântico da noite. Daí pra frente foi só porrada no palco Spotfy. Já do lado de fora, os pernambucanos do Kalouv, já bastante conhecidos dos potiguares, tendo um público cativo aqui pelas terras de Cascudo e uma detenção por motivos de som alto demais (isso é sério, mas deixa essa história pra outro momento), presenteavam a todos com seu rock instrumental meio progressivo, meio psicodélico.

luneta-magica-materia
Luneta Mágica

Correndo de volta pro DoSol, foi a vez de uma das bandas potiguares de maior circulação pelo país e mundo, o Camarones Orquestra Guitarrística, com sua baixista de cabelos esvoaçantes Ana Morena. Dizer que o show foi um sucesso e agitou o público geral é chover no molhado e Ana como sempre foi um show à parte. Já pela meia-noite lá no Container, diretamente do Amazonas, a Luneta Mágica deu uma mostra de seu rock experimental, fazendo um dos melhores shows da noite.

Hora de voltar pro DoSol para conferir “o último show do Kung Fu Johnny” (só quem é fã da banda vai entender a piada). Brincadeiras à parte, a banda fez o que sabe de melhor. Um show enérgico, público vibrante, cantando as músicas e batendo cabeça encerrando os trabalhos do palco Spotify na sexta-feira. Mas o primeiro dia não acabou por aí, ainda teve o show do My Magical Glowing Lens, projeto da vocalista Gabriela Deptulski. A banda estava programada para abrir a noite, mas por um atraso na viagem, acabaram relocados para o encerramento e fizeram um showzasso, tendo como ponto alto o momento em que a Gabriela passou a guitarra por cima das cabeças do público, como quem evocava aos deuses do rock para que abençoasse aqueles dias de festival. E assim foi o primeiro dia de Festival DoSol.

kung-fu-johnny-materia
Kung Fu Johnny

Segundo Dia

Para o segundo dia de festival, um ressalva precisa ser feita. Com 40 shows programados pra noite (isso mesmo, QUARENTA), é humanamente impossível acompanhar todos, então o jeito foi fazer um roteirozinho e sair por aí vendo o máximo de shows possíveis. Começando pontualmente às 17 horas, a banda potiguar Hotel Dolores deu início a sua apresentação no palco localizado no Centro Cultural DoSol, ainda com pouco público no local. Inclusive, fica a dica ao público: na próxima cheguem cedo para ver as primeiras bandas. Geralmente são grupos menos conhecidos, mas que são tão bons ou até melhores que os nomes principais e você pode se surpreender. É o caso do da banda potiguar. Apresentando um repertório autoral, o Hotel Dolores fez um ótimo show que quem chegou cedo pra conferir não se arrependeu.

Abrindo os trabalhos do palco Petrobras, localizado no Armazém Hall, o trio goiano Overfuzz quebrou tudo, com um rock pesadão, nitidamente influenciado por bandas como Motorhead. Uma das melhores do estilo no festival. Voltando pro DoSol, já com um público bem maior, foi a vez de ver os potiguares da Talude, com seu rock experimental. Enquanto isso o Joseph Little Drop fazia seu segundo show no festival no Container.

dusouto-materia
DuSouto

Nesse intervalo de tempo, resolvi voltar ao Armazém e me deparei com a banda gaúcha Identidade dando início ao seu show. Sabe quando você não espera muito de uma banda e acaba se surpreendendo muito? Pois então, das bandas que eu ainda não conhecia, Identidade foi a que eu mais me apaixonei. Mas também pudera, vinda de uma escola do rock com nomes como Engenheiros do Hawaii, Nenhum de Nós e Os Replicantes, a Identidade fez um show de rock, sem falar da performance do vocalista Evandro Bitt. Muita atenção nessa banda.

Após o showzasso da banda Identidade, uma pausa rápida para o lanche e fomos até o palco Blackout, ver a banda potiguar Seu Ninguém, uma das revelações de 2016, indicada ao prêmio Hangar, principal premiação musical do RN. Sob o comando da pequena notável Luana Alves, a banda fez um show que podemos considerar como o lançamento oficial do seu EP Arrojo (que você pode baixar aqui). Já com um público cativo que não se resume mais aos amigos, as letras já estavam na boca dos presentes. Essa também é uma banda que merece muita atenção do público.

felipe-cordeiro-materia
Felipe Cordeiro

Voltando ao Armazém, hora de ver uma das bandas mais festejadas pela galera alterna de Natal, Luísa e os Alquimistas. O grupo apresentou as canções do disco Cobra Coral, talvez o principal lançamento fonográfico potiguar de 2016. O show foi um dos mais concorridos pelo público que lotou a casa e cantou do início ao fim. Logo em seguida no mesmo palco, foi a vez do paraense Felipe Cordeiro (o show mais aguardado por mim) colocar todo o público pra dançar com sua guitarrada. Com músicas que já viraram hits como “Problema Seu”, “Tarja Preta” e “Lambada com Farinha”, o Armazém ficou pequeno pro baile. Ao final, um recado bem apropriado para o momento: “Enquanto a gente puder cantar, haverá Brasil”. Aliais, o que mais se viu no Festival DoSol foi #ForaTemer e camisetas do Iron Maiden, com todos os modelos que você possa imaginar e os que você não conseguir imaginar também, o que prova que Steve e Cia são realmente os reis do merchandising.

Eu sei que alguns vão querer me crucificar por não ter ficado no Armazém para ver os shows d’O Terno e da Tulipa Ruiz, que pelos depoimentos dos presentes, foram shows maravilhosos, mas eu precisava matar a saudade de uma banda potiguar que não os via a quase dois anos, a Talma & Gadelha. Com músicas de seus três discos, o público que foi até o palco Cabo Telecom, localizado no Galpão 29 cantou do início ao fim, inclusive este que vos escreve. Em seguida, foi hora de bancar o cult e ver o show dos paulistas do Bike, com um som altamente psicodélico. Quem esteve presente nesse show, disse que viu gnomos voando pelo recinto. Eu prefiro não comentar sobre assunto.

bike-materia
Bike

Enquanto isso, do lado de fora no palco Container, rolava o show surpresa dos brasilienses da banda Trampa. Confesso que fazia algum tempo que não via uma banda que unisse o som pesado com letras reflexivas e críticas. Como a banda se apresentaria novamente no domingo, deixa para acompanhar melhor a performance da banda no dia seguinte. Voltei ao Galpão 29 onde a banda potiguar DuSouto agitava a galera. Já bastante conhecida, o público lotou o Galpão e cantou os principais sucesso do grupo como “Fazendo a Kbça”, “Cretino” e “Aonde Está Meu Outro Par da Sandália Havaiana”.

Passando das duas da manhã, a banda pernambucana Mombojó subiu ao palco no mesmo Galpão 29 e fez o público cantar do início ao fim do show. Felipe S e Cia fizeram um show passeando por músicas de seus cinco discos, sendo uma das melhores apresentações dia/noite. Pra quem ainda tinha forças, o Bando das Brenhas encerrou a maratona de 12 horas corridas de shows do segundo dia de Festival DoSol. Era hora de tirar um cochilo e se preparar para voltar em algumas horas e acompanhar tudo o que o DoSol ainda tinha para oferecer.

talma-e-gadelha-materia
Talma & Gadelha

Terceiro Dia

Na lua maravilhosa das quatro da tarde em Natal, deu-se início aquele que seria o último dia do Festival DoSol no território criativo da Ribeira e coube a banda potiguar Bear Fight abrir os trabalhos na tarde de domingo. O recado continua valendo: cheguem cedo nos festivais, conheçam e apoiem as bandas. Vocês não se arrependerão. Definitivamente, um dia mais rock n roll que o sábado, pude ver dessa vez na íntegra, o show da banda Trampa, de Brasília. Todas as percepções que eu tive no dia anterior se confirmarão no domingo. Som consistente, letras muito boas e uma prova de que se no resto do mundo dizem que o rock morreu, em Brasília ele continua vivo.

Dando uma passadinha no Galpão para ver os caicoenses do Sertão Sangrento, apresentando seu punk terror. Essa entrou pra minha lista de bandas para ouvir com mais calma depois, mas gostei bastante do que eu vi no palco, fruto de longa caminhada que banda já possuí. Voltando ao Armazém, foi a vez de ver os cearenses do Selvagens a Procura de Lei. Primeiro eu tenho que dizer que tenho gostado cada vez mais do nome das bandas que tem surgido nos últimos tempos. Em segundo lugar, uma banda que consegue arrastar uma público considerável às 17h30 de um domingo merece muito respeito. Apresentando as músicas do seu novo disco, Praieiro, os Selvagens fizeram um show que agitou a galera e fez todo mundo cantar.

selvagens-a-procura-de-lei-materia
Selvagens a Procura de Lei

Uma pausa pro lanche, que ninguém é de ferro, e já era hora de voltar rápido ao Armazém pra ver os baianos do Maglore. Depois de ouvir quatro bandas seguidas com um som mais pesado, o Maglore foi o momento de suavizar os ânimos. Já com um público cativo, a banda apresentou músicas do mais recente disco, mas também cantou canções dos trabalhos anteriores. Mesmo já conhecendo de nome, posso dizer que foi nesse show que eles me conquistaram.

Voltando pra som porrada, foi a vez de ver os potiguares do Five Minutes To Go, formada por integrantes do Camarones Orquestra Guitarrística, sendo que neste caso, todo mundo canta. Punk rock pra lá de objetivo (o disco do grupo tem nove músicas e 12 minutos de duração), essa é mais um lançamento com o selo DoSol de qualidade.

maglore-materia
Maglore

Retornando ao Armazém, hora de ver a dobradinha  Super Star, com Scalene e a banda sensação do Rio Grande do Norte, Plutão Já Foi Planeta. Acho desnecessário dizer que estes foram os shows mais concorridos da noite. Casa lotada, público ensandecido, cantando do início ao fim e o mais legal ainda foi ver a banda potiguar tocando depois da visitante (momento bairrista, me deixem!).

Após o show da banda intergaláctica, ainda deu tempo de ver os paulistas do Leptospirose quebrando tudo no Galpão 29, onde rolaram as melhores rodas punk do Festival DoSol que você respeita, com presença marcantes daquelas figuras caricatas que enriquecem o universo do hardcore nacional. Coube ao cantor capixaba SILVA dar o adeus desta edição do festival, com um show onde o público foi um espetáculo à parte. Sua voz serena deu o tom de saudade do DoSol que os presentes já estavam sentindo.

silva-materia
SILVA

Se eu fosse apontar um problema do Festival DoSol, seria o fato de ficar na dúvida de qual show assistir, devido ao recheado cardápio de atrações. Este problema, eu espero que continue existindo. Creio que a mudança de local irá resolver as problemáticas quanto a estrutura e conforto, tanto para os artistas quanto para o público. Talvez o motivo maior do lamento seja pela própria Ribeira. Assim, como muitos centros históricos do país, as ruas e becos, onde Natal surgiu, carecem de atenção e não é exagero dizer que toda a equipe que faz o DoSol fez mais pela Ribeira nos últimos 15 anos do que o poder público nos 400 anos de Natal.

Vamos esperar pra ver o que vai acontecer. O que se sabe é que já existe uma grande expectativa para 2017. Festival DoSol na praia promete ser uma das melhores novidades do próximo ano. Nós aqui torcemos pelo sucesso e que ele continue sendo essa grande vitrine para a música alternativa e independente do Brasil. Até o ano que vem!

VIDA LONGA AO FESTIVAL DOSOL!!!

* Todas as fotos são de Abner Moabe. Na nossa página no Facebook você poderá ver muito mais.

COMPARTILHAR:

50 comments

  1. ig 14 fevereiro, 2020 at 09:07

    I was more than happy to uncover this great site.
    I need to to thank you for your time for this particularly fantastic
    read!! I definitely savored every part of it and i
    also have you saved to fav to look at new things in your blog.

  2. Training For Dogs 17 fevereiro, 2020 at 22:26

    873613 366289I discovered your internet site site online and check numerous of your early posts. Keep on the top notch operate. I just now additional your Feed to my MSN News Reader. Looking for forward to reading considerably much more from you discovering out later on! 684784

  3. porn 2 março, 2020 at 04:49

    131208 619993More than and over once again I like to consider this troubles. As a matter of fact it wasnt even a month ago that I thought about this quite thing. To be honest, what will be the answer though? 657838

  4. click resources 9 março, 2020 at 22:21

    I just want to tell you that I am just beginner to blogging and site-building and really liked this web blog. Very likely I’m going to bookmark your blog post . You certainly come with impressive well written articles. Thanks for sharing with us your blog site.

  5. Cassi Marrietta 14 março, 2020 at 20:46

    Your current positions constantly have got alot of really up to date info. Where do you come up with this? Just stating you are very innovative. Thanks again

  6. bare 14 março, 2020 at 21:41

    Your style is really unique in comparison to other folks I have read stuff from. Thank you for posting when you have the opportunity, Guess I will just bookmark this site.

  7. bare 15 março, 2020 at 07:35

    Good day! I just want to offer you a big thumbs up for the great information you have right here on this post. I will be coming back to your website for more soon.

  8. Rosendo Orszulak 15 março, 2020 at 15:05

    There are some fascinating points in time in this short article however I don?t understand if I see every one of them facility to heart. There is some credibility but I will take hold viewpoint until I check out it even more. Good short article, thanks and also we desire more! Contributed to FeedBurner also

  9. Carrol Tolhurst 15 março, 2020 at 16:25

    You should check this out… […] Wonderful story, reckoned we could combine a few unrelated data, nevertheless really worth taking a look, whoa did one learn about Mid East has got more problerms as well […]……

  10. bare 15 março, 2020 at 18:04

    May I simply just say what a comfort to find someone who actually understands what they’re discussing on the net. You definitely know how to bring an issue to light and make it important. More people really need to check this out and understand this side of your story. It’s surprising you’re not more popular because you most certainly possess the gift.

  11. bare 15 março, 2020 at 21:09

    I truly love your site.. Pleasant colors & theme. Did you make this site yourself? Please reply back as I’m looking to create my very own blog and want to know where you got this from or just what the theme is called. Cheers!

  12. bare 16 março, 2020 at 04:09

    I really love your blog.. Excellent colors & theme. Did you build this amazing site yourself? Please reply back as I’m attempting to create my very own website and want to learn where you got this from or just what the theme is named. Cheers.

  13. bare 16 março, 2020 at 11:57

    I’m very pleased to find this page. I want to to thank you for ones time due to this wonderful read!! I definitely savored every little bit of it and I have you book marked to see new stuff on your website.

  14. Touch Screen Displays, Interactive Digital Kiosks, Digital Signage, Software, Photo Booth Solutions | Rental and Sale - Metroclick 17 março, 2020 at 03:39

    MetroClick specializes in building completely interactive products like Photo Booth for rental or sale, Touch Screen Kiosks, Large Touch Screen Displays , Monitors, Digital Signages and experiences. With our own hardware production facility and in-house software development teams, we are able to achieve the highest level of customization and versatility for Photo Booths, Touch Screen Kiosks, Touch Screen Monitors and Digital Signage. Visit MetroClick in NYC at http://www.metroclick.com/ or , 121 Varick St, New York, NY 10013, +1 646-843-0888.

  15. John Deere Service Manuals 17 março, 2020 at 13:23

    Aw, it was an extremely nice post. In thought I have to invest writing such as this moreover – spending time and actual effort to produce a very good article… but what can I say… I procrastinate alot and also no indicates find a way to get something accomplished.

  16. Elliot Debeaumont 18 março, 2020 at 02:02

    I was very delighted to find this web-site. I intended to many thanks for your time for this wonderful read!! I absolutely taking pleasure in every bit of it and I have you bookmarked to have a look at brand-new stuff you blog post.

  17. Man Carleton 18 março, 2020 at 02:41

    Aw, this was an actually wonderful post. In idea I would love to put in creating such as this furthermore? taking time as well as actual effort to make a great post? yet what can I claim? I procrastinate alot and also by no means appear to get something done.

  18. Quintin Fullmer 19 março, 2020 at 05:14

    The next time I read a blog, I hope that it won’t fail me just as much as this particular one. I mean, I know it was my choice to read through, nonetheless I genuinely believed you would have something useful to say. All I hear is a bunch of complaining about something that you can fix if you were not too busy searching for attention.

  19. Jacquelin Ducay 21 março, 2020 at 02:16

    Place on with this article, I truly believe this website needs far more consideration. I?ll possibly be once more to check out far more, thanks for that details.

  20. Anastasia Kish 21 março, 2020 at 11:42

    Aw, this was a truly wonderful blog post. In suggestion I wish to place in creating like this furthermore? taking some time as well as real initiative to make a great article? but what can I state? I postpone alot as well as by no means appear to get something done.

  21. Chun Lober 21 março, 2020 at 16:04

    Good message. I learn something much more challenging on various blogs day-to-day. It will certainly always be promoting to review web content from various other writers and also exercise a something from their store. I?d prefer to use some with the material on my blog site whether you don?t mind. Natually I?ll provide you a web link on your web blog site. Many thanks for sharing.

  22. togel 21 março, 2020 at 23:41

    Hello there! This article could not be written any better! Looking through this post reminds me of my previous roommate! He always kept talking about this. I’ll send this article to him. Fairly certain he will have a good read. Thanks for sharing!

  23. Gabriella Doil 22 março, 2020 at 06:52

    An intriguing conversation is worth comment. I assume that you should compose more on this subject, it may not be a taboo topic however usually individuals are insufficient to talk on such subjects. To the next. Cheers

  24. Shelly Decourcey 23 março, 2020 at 16:11

    Oh my goodness! an outstanding article dude. Thank you Nonetheless I am experiencing concern with ur rss. Don?t know why Unable to subscribe to it. Exists any person obtaining identical rss issue? Anyone who understands kindly react. Thnkx

  25. buy cbd 24 março, 2020 at 20:34

    You made some good points there. I checked on the net for additional information about the issue and found most people will go along with your views on this web site.

  26. Metroclick 26 março, 2020 at 18:43

    MetroClick specializes in building completely interactive products like Photo Booth for rental or sale, Touch Screen Kiosks, Large Touch Screen Displays , Monitors, Digital Signages and experiences. With our own hardware production facility and in-house software development teams, we are able to achieve the highest level of customization and versatility for Photo Booths, Touch Screen Kiosks, Touch Screen Monitors and Digital Signage. Visit MetroClick in NYC at http://www.metroclick.com/ or , 121 Varick St, New York, NY 10013, +1 646-843-0888.

  27. cbd oil virginia 28 março, 2020 at 00:03

    Hello there! I just would love to offer a big thumbs up for the excellent info you have right here on this post. I will be coming back to your blog site for more quickly.

  28. www.sapidagency.com/ 29 março, 2020 at 00:17

    Sapid Agency is a Search Engine Optimization company in New York City that provides SEO Services. Their proprietary SEO strategies help struggling websites and aspiring business owners to rank their websites higher in multiple search engines like Google , Yahoo and Bing. They provide local and gmb map ranking for businesses in NYC and many other local areas. Find more at https://www.sapidagency.com/ @ 145 E 57TH NEW YORK, NY 10022, USA, +1 971 341 5608 USA

  29. bdsm 30 março, 2020 at 02:26

    Hi, I do think this is a great blog. I stumbledupon it 😉 I am going to revisit once again since I book-marked it. Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to help other people.

Leave a reply