Festival IMuNe – Instante da Música Negra comemora um ano

380
0
COMPARTILHAR:

Celebrando a resistência, a coletividade e a criação artística negra contemporânea, o Festival IMuNe será realizado no dia 09 de dezembro, sábado, a partir das 20h, no Distrital, com shows dos artistas mineiros Sérgio Pererê, Bia Nogueira, Natália Avelar, Guilherme Ventura, Rodrigo Negão, Raphael Sales e Azulla convida The Pulso in Chamas, que recebem Chico César como convidado especial.

Será um dia de festa, pois o IMuNe tem muito o que comemorar! Realizado desde 2016 de forma independente e colaborativa, o IMuNe é uma plataforma de fomento, produção e divulgação da música produzida por pessoas negrxs que tem como proposta conectar presencial e virtualmente artistas negrxs da música revelando sua potência que vibra desde sempre e cada vez mais.

Em 2017, a proposta ganhou fôlego e em parceria com o Espaço Suricato foi realizada de março a novembro a II Mostra IMuNe, criada a partir de chamamento público aberto, mais de 100 propostas foram apresentadas por artistas de todo o Brasil. A diversidade musical marcou a seleção da programação que contou shows de Sérgio Pererê, Tamara Franklin, François Muleka, Berimbrown, Nath Rodrigues, Roger Deff, Amorina, entre outros. Uma rede colaborativa entre os artistas do Coletivo, o Espaço Suricato e o público viabilizaram a mostra ao longo deste ano, e realizou no mês de julho em São Paulo em parceria com o Aparelha Luzia, um dos espaços mais representativos da cultura negra na capital paulista, a Mostra IMuNe em São Paulo. Em dezembro de 2016, foi realizada em Belo Horizonte, a I Mostra Imune, com o lançamento de discos dos artistas Maíra Baldaia e Rodrigo Jerônimo, vídeo clipes de Bia Nogueira e Guilherme Ventura, além de shows de Raphael Sales e Cabaré Madame Satã.

O Festival IMuNe encerra as realizações em 2017 com a presença especial de Chico César, artista que desde a década de 1990 rompe essa invisibilidade ao construir sua carreira valorizando e difundindo suas raízes negras e descendência africana. Nesta apresentação, Chico César apresenta o show do DVD “Estado de Poesia”, que reúne canções do seu disco homônimo considerado pela crítica um dos melhores discos de 2015, além de grandes sucessos de seu repertório.

Será um grande encontro! O IMuNe irá celebrar a presença permanente e crescente do público, os espaços conquistados em diferentes mídias e veículos de comunicação e a produção artística cada vez mais potente dxs artistas. Complementando as ações do Festival, serão realizadas ainda gratuitamente oficina de produção musical e debate a produção cultural negra.

Idealizado por Bia Nogueira em 2016 o IMuNe – Instante da Música Negra, atualmente é formado por Bia, Maíra Baldaia, Natália Avelar, Guilherme Ventura, Raphael Sales e Rodrigo Negão, tendo Rodrigo Jerônimo como parceiro e colaborador. A proposta do IMuNe é ser uma plataforma realizadora de mostras permanentes, festivais, portal na internet, produção de vídeos e promoção de espaços de debate e seminários.

O Festival IMuNe é realizado pela Associação Campo das Vertentes com patrocínio do Governo de Minas Gerais.

SERVIÇO:

Data: 09/12/2017 | 20h
Local: Distrital | Localizado no Mercado Distrital do Cruzeiro | Rua Opala, s/n – Cruzeiro
Valor: 20$ | Ingressos a venda no Sympla: https://goo.gl/xidTc1
IMuNe na net: facebook.com/imuneoficial | Evento no Facebook: http://bit.ly/2jiOFe4

COMPARTILHAR:

Comentários no Facebook