Hell in Rio – O Rio precisava de um festival assim

2193
52
COMPARTILHAR:

O ano de 2016 tem sido bem complicado para os fãs de metal.  Nossos ídolos morrendo, as “turnês de despedida” como a do Black Sabbath, as mudanças constantes no AC/DC (como a entrada polêmica do Axl Rose e a saída repentina de Cliff Willians), as casas de show mais icônicas fechando as portas… Mas, calma! Nem tudo está perdido!

Neste último fim de semana, o Rio de Janeiro recebeu um festival de dois dias de muito, mas MUITO METAL. E o mais bacana: Composto somente com BANDAS NACIONAIS!

Para muitos a escolha do local foi curiosa. Habituado a receber eventos de samba, o Terreirão do Samba foi uma escolha acertada, de fácil acesso, com boa diversidade de comidas e bebidas, tudo com preço bem justo. Coisa cada vez mais rara no Rio, aliás. Tecnicamente o festival também surpreendeu positivamente. Som bom, poucos shows atrasaram, nenhum imprevisto técnico, mesmo com a chuva que abriu o evento.

Aliás, falando em chuva, os primeiros shows de sábado foram debaixo d’água MESMO! Mas nada que impedisse que a clássica roda de pogo pegasse fogo durante as apresentações de Reckoning Hour e Perc3ption.

A grande surpresa do sábado foi o show eletrizante de O Satânico Dr. Mao e os Espiões Secretos. Liderados por Mao, líder da histórica banda punk Garotos Podres, os caras tiraram todo mundo debaixo das pouquíssimas marquises do Terreirão para curtir de perto um show recheado de clássicos da banda de origem do Mao, como “Papai Noel Velho Batuta” e algumas canções novas. Todas com um tom político anárquico, com letras que evocavam os direitos da classe operária, incluindo o hino comunista “A Internacional”, o show do Dr Mao terminou em gritos de protesto contra facistas e políticos da mesma linha, como Bolsonaro. Polêmico e direto, foi um dos melhores shows dos sois dias de evento.

Em seguida, a banda de hardcore Oitão, do “Masterchef” Henrique Fogaça, chegou com o pé na porta, apresentando músicas como “Podridão Engravatada” e “Não Me Entrego Não”, do seu disco Pobre Povo. O show foi intenso, também de cunho político, com muitos fãs vestindo camisas da banda cantando todas as músicas à plenos pulmões… deu pra ver que esses paulistas precisam vir para terras cariocas mais vezes!

A noite chegou e casa encheu de vez pra assistir o show do Claustrofobia. E que show, amigos! Com solos de guitarra cheios de personalidade de Douglas Prado, a banda mostrou porque está há 22 anos na estrada e é um dos grandes nomes do metal do Brasil. Ainda fecharam fazendo um cover de “Children of The Dead”, do Black Sabbath. Se você ainda não os conhece, corre atrás!

oitao_credito_tuco

Oitão por Tuco

Bem mais melódico, a banda de heavy metal Hibria prezou pelo virtuosismo e pela técnica. Um show desses que dá até uma certa dorzinha no coração de não ter um telão para ficar prestando atenção nos dedos do guitarrista durante o solo, sabe? E acredite, os caras ainda esbanjaram misturando reagge, jazz e até samba em trechos instrumentais!

Então chegou o Dead Fish e a plateia inteira virou uma enorme roda com todo mundo cantando todas as letras dos clássicos da banda. Um show coeso, cheio de hits, que só sustentou a importância da banda, como um dos maiores nomes do hardcore brasileiro.

Na sequência, a banda Almah, de Edu Falaschi  (ex-vocalista do Angra) tocou para um público vidrado nos solos de guitarra de Marcelo Barbosa, cantando junto (sem conseguir acompanhar as notas altíssimas de Falaschi, claro) e em enorme sintonia público-banda. Um dos momentos mais bacanas da apresentação foi a participação do atual vocalista do Angra, , dividindo os vocais de “Nova Era”. Quem é fã chorou que eu sei!

Fechando a primeira noite… SEPULTURA. Em nova fase, sem Igor Cavaleira nas baquetas (agora ocupadas por Eloy Casagrande), a banda fez um show incrível! De fato se mostrou renovada. Evidente que não abandonou seus maiores sucessos, tocando “Roots Bloddy Roots”, “War For Territory” e “Ratamahatta”, mas foi demais ver o Sepultura tocando sua música nova “I am The Enemy”, do seu novo disco Machine Messiah que tem lançamento marcado só pra janeiro! RESPECT!

angra_credito_christian-rodrigues

Angra por Christian Rodrigues

Segundo dia

Domingo foi dia de muito sol, calor e metal no Terreirão! Os cariocas do Hatefulmurder, abriram com o único vocal feminino do festival! Quem não conhece Angélica Burns se impressiona com seu vocal gutural e sua presença potente no palco. Outa banda que vale a dica!! PROCURE SABER!!

Teve também o show da banda EROS, de um dos produtores do evento, Themis Barros, que voltou a a tia depois de 22 anos parada.

O show da banda de hardcore John Wayne trouxe de volta o cunho político dos discursos, mas dessa vez voltado justamente para o fortalecimento da cena. O vocalista Fabio Figueiredo explicou a importância tanto de eventos como o Hell in Rio, como da participação do público. Tanto do comparecimento aos shows, quanto do consumo dos discos. Project 46 também fez uma super apresentação autoral com apenas um trechinho de uma versão pesadona de “A Cidade” de Chico Science e Nação Zumbi. Além disso, a banda levou uma base de fãs de respeito, que cantou junto o tempo todo. Um daqueles momentos que a gente queria esfregar na cara de quem diz que o rock morreu!

Foi então que o Velhas Virgens subiu no palco e eu aproveitei pra ir descansar, comer alguma coisa… porque estamos em pelo 2016, num festival cheio de bandas levantando causas políticas e sociais construtivas e não dá mais pra ficar dando ouvidos para música machista, não é? O curioso foi reparar o movimento maciço de mulheres que fizeram o mesmo que eu. Se retiraram. Vale inclusive a lembrança de que, para permanecer vivo, o rock precisa agregar as mulheres, que representam uma grande fatia de seu público e musicistas.

Falando em polêmica, o show do Korzus teve também seu breve momento onde o vocalista Marcello Pompeu aproveitou para explicitar que não faz “white metal” e que sofre muitas críticas no meio. Fora isso, foi um show digno do título de espetáculo! Com sua carreira extensa, o repertório do Korzus é desses que o pessoal não consegue parar de cantar. Além de diversos momentos pra coro que agitaram todo o Terreiro do Samba. Por mim, eu estava lá até agora!

matanza2_credito_christian-rodrigues

Matanza por Christian Rodrigues

Chegamos ao único ponto polêmico da produção do festival: A alteração do headliner do domingo. À princípio após o show do Korzus, viria o Angra e quem fecharia a noite seria o Matanza. No próprio dia do evento, a organização alterou a ordem dos shows, fazendo com que o Angra fosse o headliner de fato. O Matanza tem uma fórmula de show que funciona muito bem em festivais. Pouca falação e muita música , já que o tempo em eventos como esse costuma ser reduzido, só música famosa uma atrás a outra como “Eu não gosto de ninguém”, “Mulher Diabo” e “Ressaca sem fim”… e Jimmy London lá com seu dedo indicador “conduzindo” a roda de pogo. Foi lindo! Não sei se foi porque era domingo, ou se pelo fato do Matanza ter um público muito fiel no Rio, mas foi perceptível a diminuição de público para o show do Angra.

De toda forma, o Angra tocou para uma plateia ainda muito cheia de fãs apaixonados. Era inegável o mar de camisas do Angra, de tatuagens com símbolos da banda… era um show muito esperado e, no fim das contas, foi um ótimo jeito de fechar este evento. Houve uma pequena confusão com o BIS, que acabou confundindo muitas pessoas que foram embora sem assistir a banda cantando “Carry On” com Bruno Sutter, que também era o apresentador do evento.

No geral a sensação era a mesma! Frases como “por mim tinha um evento assim por mês”, “podiam fazer mais festivais só de bandas brasileiras como esse…” e “O Rio estava precisando de um evento assim!”. Parabéns a toda a organização, aos envolvidos e a você, que mesmo no fim de semana do Enem, debaixo de chuva, colocou sua camiseta de banda, seu colete de patch e foi até o Terreirão do Samba prestigiar este super evento!

De fato, o Rio estava precisando de um evento assim!

Foto de destaque/ Matanza por Christian Rodrigues

COMPARTILHAR:

52 comments

  1. www.vanilar.ru 13 fevereiro, 2020 at 23:33

    It’s a pity you don’t have a donate button! I’d most certainly donate to
    this outstanding blog! I suppose for now i’ll settle for bookmarking and adding your RSS feed to my Google
    account. I look forward to new updates and will share this
    website with my Facebook group. Talk soon!

  2. ig 14 fevereiro, 2020 at 09:23

    Does your website have a contact page? I’m having a tough time locating it but, I’d like to
    send you an email. I’ve got some creative ideas for your
    blog you might be interested in hearing. Either way, great website and I look
    forward to seeing it improve over time.

  3. Solo Adds 12 março, 2020 at 20:35

    Hi, I do believe this is a great site. I stumbledupon it 😉 I will return once again since I book-marked it. Money and freedom is the greatest way to change, may you be rich and continue to guide other people.

  4. Tractor Workshop Manuals 13 março, 2020 at 15:03

    you are actually a good webmaster. The site loading speed is incredible. It seems that you’re doing any unique trick. Also, The contents are masterwork. you have done a excellent job on this topic!

  5. Debbi Villafana 14 março, 2020 at 20:01

    Thank you for your time and effort to have had these things together on this website. Mary and I very much loved your suggestions through your own articles over certain things. I know that you have a number of demands on your own schedule so the fact that you actually took as much time like you did to help people like us through this article is definitely highly liked.

  6. bare 15 março, 2020 at 10:13

    Can I simply just say what a relief to uncover someone that really understands what they’re talking about online. You actually know how to bring an issue to light and make it important. A lot more people have to look at this and understand this side of the story. I was surprised that you aren’t more popular given that you surely have the gift.

  7. bare 15 março, 2020 at 19:26

    Spot on with this write-up, I honestly think this site needs much more attention. I’ll probably be returning to read more, thanks for the advice!

  8. bare 16 março, 2020 at 10:19

    Spot on with this write-up, I honestly believe that this website needs far more attention. I’ll probably be returning to see more, thanks for the advice.

  9. www.Metroclick.com 17 março, 2020 at 04:08

    MetroClick specializes in building completely interactive products like Photo Booth for rental or sale, Touch Screen Kiosks, Large Touch Screen Displays , Monitors, Digital Signages and experiences. With our own hardware production facility and in-house software development teams, we are able to achieve the highest level of customization and versatility for Photo Booths, Touch Screen Kiosks, Touch Screen Monitors and Digital Signage. Visit MetroClick in NYC at http://www.metroclick.com/ or , 121 Varick St, New York, NY 10013, +1 646-843-0888.

  10. Rico Backhuus 17 março, 2020 at 07:22

    After study a few of the article on your web site currently, and also I genuinely like your method of blogging. I bookmarked it to my bookmark web site listing and will be examining back soon. Pls look into my internet site also and let me understand what you assume.

  11. casino online malaysia 18 março, 2020 at 13:57

    668999 353909Hello, Neat post. There is an problem along with your site in internet explorer, might test thisK IE nonetheless could be the marketplace chief and a big section of individuals will pass over your superb writing due to this dilemma. 374850

  12. Rigoberto Ballew 19 março, 2020 at 03:24

    An outstanding share! I’ve just forwarded this onto a colleague who was conducting a little research on this. And he actually ordered me breakfast due to the fact that I found it for him… lol. So let me reword this…. Thanks for the meal!! But yeah, thanks for spending the time to discuss this topic here on your website.

  13. Kinox 20 março, 2020 at 05:36

    After looking into a number of the articles on your site, I seriously appreciate your way of writing a blog. I book marked it to my bookmark webpage list and will be checking back soon. Please visit my website too and let me know your opinion.

  14. Nick Pravata 21 março, 2020 at 15:03

    You made some suitable points there. I searched the web for the problem as well as located most individuals will certainly accompany with your internet site.

  15. Arlena Yacano 21 março, 2020 at 21:09

    I was really pleased to find this web-site. I wanted to thanks for your time for this fantastic read!! I absolutely delighting in every little of it and I have you bookmarked to check out new things you post.

  16. Roxie Kately 22 março, 2020 at 09:11

    After research a few of the post on your internet site now, and also I genuinely like your way of blog writing. I bookmarked it to my bookmark web site list and will certainly be examining back quickly. Pls take a look at my web site too and let me recognize what you think.

  17. Judith Meshell 23 março, 2020 at 01:30

    When I originally commented I clicked the -Inform me when new comments are added- checkbox and currently each time a remark is included I obtain 4 emails with the very same remark. Exists any way you can remove me from that service? Many thanks!

  18. cbd gummies 24 março, 2020 at 12:54

    Aw, this was a very good post. Taking the time and actual effort to generate a superb article… but what can I say… I procrastinate a lot and don’t manage to get nearly anything done.

  19. cbd gummies 25 março, 2020 at 07:04

    I truly love your site.. Great colors & theme. Did you make this site yourself? Please reply back as I’m attempting to create my own personal website and would love to know where you got this from or just what the theme is called. Many thanks!

  20. cbd for pain 25 março, 2020 at 10:28

    Good post. I learn something new and challenging on blogs I stumbleupon everyday. It’s always interesting to read through content from other writers and practice a little something from their websites.

  21. cbd gummies 25 março, 2020 at 15:51

    An intriguing discussion is worth comment. I think that you need to publish more about this subject matter, it may not be a taboo subject but generally people don’t discuss these issues. To the next! All the best!

  22. cbd oil for diabetes 27 março, 2020 at 20:07

    The next time I check out a blog, I really hope that it doesn’t disappoint me as much as this set. I imply, I recognize it was my choice to read, but I really believed youd have something intriguing to say. All I hear is a number of whimpering regarding something that you could repair if you werent also busy seeking focus.

  23. Metroclick 28 março, 2020 at 02:48

    MetroClick specializes in building completely interactive products like Photo Booth for rental or sale, Touch Screen Kiosks, Large Touch Screen Displays , Monitors, Digital Signages and experiences. With our own hardware production facility and in-house software development teams, we are able to achieve the highest level of customization and versatility for Photo Booths, Touch Screen Kiosks, Touch Screen Monitors and Digital Signage. Visit MetroClick in NYC at http://www.metroclick.com/ or , 121 Varick St, New York, NY 10013, +1 646-843-0888.

  24. Sapid Agency 28 março, 2020 at 17:07

    Sapid Agency is a Search Engine Optimization company in New York City that provides SEO Services. Their proprietary SEO strategies help struggling websites and aspiring business owners to rank their websites higher in multiple search engines like Google , Yahoo and Bing. They provide local and gmb map ranking for businesses in NYC and many other local areas. Find more at https://www.sapidagency.com/ @ 145 E 57TH NEW YORK, NY 10022, USA, +1 971 341 5608 USA

Leave a reply