Kid Abelha: O Favo de Mel do Pop Nacional

COMPARTILHAR:

Responsáveis por educarem sentimentalmente pelo menos três gerações, o Kid Abelha (e os Abóboras Selvagens) conseguiram a façanha de fazer música pop sem necessariamente apelar para a pobreza de letras e arranjos medíocres. Tendo na linha de frente a belíssima Paula Toller (essa mulher não fica velha, meu Deus!), emplacaram músicas de sucesso em três décadas diferentes, se tornando um dos campeões de hits radiofônicos do Brasil, afinal de contas, quem nunca ouviu uma música do Kid Abelha? Hoje vamos fazer um passeio pela obra da banda mais importante do pop nacional.

Tendo Paula Toller nos vocais, George Israel no Saxofone, Bruno Fortunato na guitarra e Leoni no baixo, além de principal compositor do grupo, o Kid Abelha & os Abóboras Selvagens lançavam em 1984 seu primeiro disco, Seu Espião. Olhando hoje para ele, parece mais uma coletânea de grandes sucessos. Apesar de execrado pela crítica especializada, afirmando que a banda jamais se consolidaria no rock nacional (parece que o jogo virou, né bebê?), o disco é recheado de músicas que são hits até hoje como “Como Eu Quero”, “Fixação”, “Pintura Íntima”, “Nada Tanto Assim”, “Porque Não Eu” e “Alice (Não Me Escreva Aquela Carta de Amor)”. No disco, temos a primeira demonstração do potencial de Leoni em compor músicas prontas para o sucesso.

No ano seguinte, vem o segundo trabalho dos Abóboras Selvagens, Educação Sentimental. Se no primeiro disco, a temática das músicas permeavam o universo adolescente, no segundo já se passeia mais pelo mundo juvenil. Assim como Seu Espião, Educação Sentimental também é uma coletânea de hits. “Lágrimas e Chuva”, “Os Outros”, “Garotos”, “Educação Sentimental 1 e 2” são algumas das músicas que compõem o disco. Ele também é o primeiro com a participação de Leoni nos vocais, nas músicas “Educação Sentimental 1” e “Conspiração Internacional” e é também seu último disco na banda.

Com o intuito de acabar com os rumores de que a banda chegaria ao fim após a saída de Leoni, é lançado em 1986 Ao Vivo. Apesar de poucas faixas, apenas nove músicas divididas em seis faixas, todas músicas tiveram novos arranjos, incluindo metais e mostrando uma qualidade na sonoridade da banda que muitas vezes, as gravações em estúdio não conseguiam mostrar fielmente. Nesse disco, o Kid regrava a música “Nada Por Mim”, parceria de Paula Toller com o vocalista d’Os Paralamas do Sucesso Herbert Vianna, gravada originalmente pela cantora Marina Lima. Um bom disco e que serviu para dizer que o Kid Abelha continuava mais vivo que nunca.

Primeiro álbum do Kid Abelha & os Abóboras Selvagens sem a participação de Leoni, Tomate é o meu preferido (se vocês perceberem, o terceiro disco de estúdio das bandas são sempre os meus favoritos). Pontapé inicial da parceria Paula-George nas composições do Kid, o disco traz arranjos mais voltados para o funk-soul americano e uma temática mais adulta nas letras, expressando bastante amadurecimento na sonoridade do grupo, mostrando que a banda estava crescendo junto com o público. “No Meio da Rua” e “Amanhã é 23” foram os grandes destaques do disco, mas sua faixa título, “Tomate”, é a que eu mais gosto. Se não for o melhor trabalho do Kid Abelha, com certeza está entre os melhores.

Agora oficialmente como Kid Abelha (sem o Abóboras Selvagens no nome), foi lançado em 1989 o disco Kid. “Dizer Não é Dizer Sim” e “Todo o Meu Ouro” foram os grandes sucessos do disco, mas gostaria de dar destaque a música “De Quem é o Poder”, uma parceria entre George Israel, Nilo Romero e Cazuza, que foi o responsável por assinar os agradecimentos do disco, feliz por ter uma de suas letras incluídas naquele disco. E é com ele que o Kid encerra sua presença na década de oitenta.

Apostando na máxima de que “em time que está ganhando não se mexe”, o Kid Abelha lançou em 1991 o disco Tudo é Permitido. Com mais uma parceria entre George Israel, Nilo Romero e Cazuza, agora como uma homenagem póstuma ao cantor que havia falecido um ano antes, “Eletricidade” é uma das poucas músicas do Kid Abelha a ser interpretada inteiramente por George Israel. “Grand’ Hotel” e “No Seu Lugar” foram os grandes sucessos do disco e vale destacar também a regravação de “Não Vou Ficar”, de Tim Maia, música responsável por revelar o cantor e compositor para o Brasil no início dos anos 70.

Lançado em 1993, Iê Iê Iê traz uma presença maior de violões na sonoridade do Kid Abelha, podendo até ser considerado um disco eletroacústico. Tendo a relação sexual como tema principal das canções do álbum, temos “Eu Tive Um Sonho”, “Deus (Apreça na Televisão)” e “Em 92”, como principais canções do disco, além de um ótimo cover da música “Smoke On The Water”, clássico de heavy metal mundial, da banda britânica Deep Purple.

O som meio desplugado influenciou para que o disco seguinte, Meio Desligado, lançado em 1995, fosse um acústico, incluindo os grandes sucessos do grupo e a regravação das músicas “Canário do Reino”, “Cristina” de Tim Maia e “Solidão Que Nada” de Cazuza, o grande sucesso do disco que até aquele momento, foi o mais vendido do Kid Abelha.

Disco de estúdio mais vendido da carreira do Kid Abelha, Meu Mundo Gira Em Torno de Você foi lançado em 1996. O grande destaque do disco é a regravação de “Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda (Casinha de Sapê)” do cantor Hyldon, além de “Como É Que Eu Vou” e “Combinação”, mas também vale destacar a baladinha “A Moto”, não muito conhecida do grande público, mas muito boa. A faixa-título e “La Nouveauté também são ótimas músicas do disco.

Autolove foi lançado em 1998 e traz como principal hit a música “Eu Só Penso Em Você”, mas eu dou destaque para as belíssimas “Minas-São Paulo”, “Maio..”. e “3 Taças”, um homenagem ao líder da Legião Urbana, Renato Russo, falecido dois anos antes. Apesar de não estar entre os principais discos do Kid Abelha, está entre os meus favoritos e vale a pena ser ouvido pelo grande público.

Assim como a maioria das bandas do rock nacional dos anos 80, o Kid Abelha também teve seu disco de regravações. Lançado em 2000, Coleção traz músicas de Roberto Carlos, Rita Lee, Os Mutantes, Gilberto Gil entre outros, além de três músicas inéditas, “Deve Ser Amor”, “Eu Sei Voar”, gravado originalmente para o disco Autolove e “Um Momento Só”, excluída do álbum Iê Iê Iê. Diferente de outros discos do gênero, que costumam ser mais do mesmo, Coleção trouxe as músicas com arranjos totalmente novos, dando uma cara nova às canções, fazendo deste disco, de fato, uma ótima coleção.

Lançado em 2001, Surf, como o nome sugere, tem um clima praiano. “Eu Contra a Noite” foi o grande hit do disco, mas outras músicas merecem destaque como “O Rei do Salão”, “Eu Não Esqueço Nada” e a dançante “Da Lama à Pista”, além de “Solidão Bom Dia”! Uma coisa que chama a atenção é como, num universo em que as músicas rapidamente saem das programações radiofônicas, como é o caso do universo pop, o Kid Abelha conseguiu se manter sempre tendo suas músicas sendo bem executadas, não se apegando apenas aos sucessos do passado.

Falando em grandes sucessos ao longo da carreira, nada melhor do que um Acústico MTV para reunir vários num lançamento só, e o Kid Abelha lançou o seu em 2002. Trazendo músicas tanto dos discos antigos como dos mais recentes, o álbum tem a participação especial de Lenine e Edgar Scandurra e versões para as músicas “Quero Te Encontrar”, uma homenagem ao cantor Claudinho da dupla Claudinho & Buchecha, morto naquele mesmo ano, “Brasil”, parceria de Cazuza com George Israel e “Mudança de Comportamento” do paulista Ira!, aproveitando a participação especial de seu guitarrista e se quisermos nos aventurar um pouco mais, ainda tem uma versão de “Baba” da cantora Kelly Key nos extras do DVD. O grande hit desse disco foi a inédita “Nada Sei (Apnéia)”, que acabaria se tornando uma das músicas mais conhecidas do Kid Abelha. Desnecessário dizer que este foi o disco mais vendido da história a banda.

Enquanto muitos achavam que a fonte criativa do Kid Abelha já tivesse esgotada, eles apresentam ao público o disco Pega Vida, lançado em 2005. Considero esse o disco de arranjos mais maduros da carreira do grupo, fruto de uma longa estrada percorrida, com ótimas canções. Os destaques do disco são “Eu Tô Tentando”, “Poligamia” e “Por Que Eu Não Desisto de Você” (minha preferida). Também foi lançado um DVD apresentando todas as músicas do disco e algumas faixas extras e participações especiais. Este foi o último trabalho de inéditas do Kid Abelha.

Com o Multishow Ao Vivo: Kid Abelha 30 Anos, lançado em 2012, o Kid Abelha assina seu testamento definitivo dentro da música brasileira. Mais do que uma comemoração das três décadas de sucesso, esse disco, lançado também em DVD, é um passeio no tempo, trazendo lembranças para os que viveram os anos dourados da banda e apresentando sua obra para as novas gerações. Trazendo toda o seu vasto cardápio de sucessos, do passado e do presente, o Kid Abelha dá uma mostra do porque se tornou a maior banda pop do Brasil.

Após a turnê comemorativa dos 30 anos do grupo, o Kid Abelha não mais se apresentou. Embora os integrantes já tivessem dito em entrevistas que o Kid Abelha não mais faria trabalhos novos, o anúncio oficial só veio no dia 22 de abril deste ano. Um agradecimento emocionado aos fãs, postado na página oficial da banda no Facebook, silenciando assim os solos de guitarra que conquistaram todo o Brasil. Numa cena musical onde as mudanças são constantes como é o mercado pop, se manter em evidência por três décadas não é tarefa fácil, mas o Kid Abelha conseguiu essa façanha. Expressando desde as crises existenciais da adolescência aos dilemas da vida adulta, todo mundo já cantarolou uma letra ou melodia dos Abóboras Selvagens. Creio que o maior legado do Kid Abelha seja a lição de que é possível ser pop sem ser pobre de conteúdo. Dentro do pop nacional, depois do deles, os outros são os outros e só.

TOP 5

1 – Tomate (1987)
2 – Meu Mundo Gira em Torno de Você (1996)
3 – Educação Sentimental (1985)
4 – Tudo é Permitido (1991)
5 – Seu Espião (1984)

Discografia

Seu Espião (1984)
Educação Sentimental (1985)
Kid Abelha – Ao Vivo (1986)
Tomate (1987)
Kid (1989)
Tudo é Permitido (1991)
Iê Iê Iê (1993)
Meio Desligado (1995)
Meu Mundo Gira em Torno de Você (1996)
Autolove (1998)
Coleção (2000)
Surf (2001)
Acústico MTV (2002)
Pega Vida (2005)
Multishow Ao Vivo: Kid Abelha 30 Anos

COMPARTILHAR:

55 comments

  1. Tressie Pickup 30 janeiro, 2020 at 21:12

    Can I just say what a relief to find someone who actually knows what theyre talking about on the internet. You definitely know how to bring an issue to light and make it important. More people need to read this and understand this side of the story. I cant believe youre not more popular because you definitely have the gift.

  2. ig 14 fevereiro, 2020 at 06:30

    You are so interesting! I do not suppose I have read a single thing like this before.

    So wonderful to discover someone with genuine thoughts on this subject.
    Seriously.. thanks for starting this up. This web
    site is something that is needed on the web, someone with some originality!

  3. her explanation 9 março, 2020 at 17:34

    I just want to tell you that I am just beginner to weblog and honestly savored you’re blog site. Likely I’m going to bookmark your website . You actually have outstanding articles and reviews. Thanks a bunch for sharing with us your webpage.

  4. marketing 13 março, 2020 at 01:49

    Oh my goodness! Amazing article dude! Thank you so much, However I am experiencing troubles with your RSS. I don’t know why I cannot join it. Is there anybody having the same RSS issues? Anyone who knows the solution will you kindly respond? Thanx.

  5. bare 16 março, 2020 at 00:19

    You are so awesome! I do not suppose I’ve read through something like this before. So great to discover someone with some unique thoughts on this topic. Seriously.. many thanks for starting this up. This website is something that is required on the web, someone with a little originality.

  6. Faytech North America 16 março, 2020 at 00:52

    Faytech North America is a touch screen Manufacturer of both monitors and pcs. They specialize in the design, development, manufacturing and marketing of Capacitive touch screen, Resistive touch screen, Industrial touch screen, IP65 touch screen, touchscreen monitors and integrated touchscreen PCs. Contact them at http://www.faytech.us, 121 Varick Street, New York, NY 10013, +1 646 205 3214.

  7. bare 16 março, 2020 at 06:03

    May I simply just say what a relief to discover someone that actually understands what they’re discussing on the internet. You certainly realize how to bring a problem to light and make it important. More and more people have to look at this and understand this side of your story. It’s surprising you’re not more popular because you definitely possess the gift.

  8. Bad Credit Auto Loan 17 março, 2020 at 01:54

    Having read this I believed it was really enlightening. I appreciate you taking the time and effort to put this short article together. I once again find myself spending way too much time both reading and leaving comments. But so what, it was still worth it.

  9. Myrtice Fiori 17 março, 2020 at 17:58

    I am often to blog writing and also i truly value your material. The write-up has truly peaks my passion. I am mosting likely to bookmark your site as well as keep looking for new information.

  10. Mohammad Zahnow 17 março, 2020 at 22:17

    After study a few of the article on your site now, and also I really like your means of blogging. I bookmarked it to my bookmark web site listing and also will be examining back quickly. Pls check out my web site too as well as let me recognize what you believe.

  11. Willette Twine 18 março, 2020 at 03:15

    I?m satisfied, I have to say. Really rarely do I come across a blog site that?s both informative as well as entertaining, as well as let me tell you, you have hit the nail on the head. Your idea is superior; the problem is something that inadequate individuals are talking wisely about. I am extremely satisfied that I stumbled across this in my look for something associating with this.

  12. Aplikasi Konsultasi Rekomendasi Saham 19 março, 2020 at 18:55

    Having read this I believed it was extremely enlightening. I appreciate you spending some time and energy to put this information together. I once again find myself spending a lot of time both reading and posting comments. But so what, it was still worth it!

  13. Tommy Giammarino 21 março, 2020 at 00:41

    Place on with this review, I absolutely think this site needs much more factor to consider. I?ll probably be again to review far more, many thanks for that info.

  14. bonus togel 22 março, 2020 at 01:40

    You’ve made some really good points there. I looked on the net for more information about the issue and found most individuals will go along with your views on this site.

  15. Troy Roseboro 22 março, 2020 at 17:25

    An interesting conversation deserves remark. I think that you should write extra on this topic, it could not be a frowned on topic but typically individuals are not enough to talk on such subjects. To the following. Cheers

  16. Jonah Radisovich 23 março, 2020 at 02:07

    Good post. I find out something more challenging on different blogs everyday. It will always be boosting to read content from various other authors and also practice a something from their store. I?d like to use some with the web content on my blog site whether you don?t mind. Natually I?ll provide you a web link on your web blog site. Thanks for sharing.

  17. cbd gummies 23 março, 2020 at 21:17

    Howdy! This article couldn’t be written any better! Going through this article reminds me of my previous roommate! He continually kept preaching about this. I will send this information to him. Fairly certain he’ll have a good read. Many thanks for sharing!

  18. cbd for depression 24 março, 2020 at 07:14

    Hi, I do think this is a great website. I stumbledupon it 😉 I am going to return once again since I book-marked it. Money and freedom is the best way to change, may you be rich and continue to guide other people.

  19. cbd oil 24 março, 2020 at 17:38

    Oh my goodness! Awesome article dude! Thanks, However I am having troubles with your RSS. I don’t understand the reason why I can’t join it. Is there anybody having similar RSS issues? Anybody who knows the solution can you kindly respond? Thanx!!

  20. cbd for anxiety 25 março, 2020 at 04:51

    An interesting discussion is definitely worth comment. I believe that you ought to publish more about this subject, it might not be a taboo subject but generally people do not talk about such subjects. To the next! Cheers!

  21. www.sapidagency.com/ 26 março, 2020 at 12:32

    Sapid Agency is a Search Engine Optimization company in New York City that provides SEO Services. Their proprietary SEO strategies help struggling websites and aspiring business owners to rank their websites higher in multiple search engines like Google , Yahoo and Bing. They provide local and gmb map ranking for businesses in NYC and many other local areas. Find more at https://www.sapidagency.com/ @ 145 E 57TH NEW YORK, NY 10022, USA, +1 971 341 5608 USA

  22. www.sapidagency.com 27 março, 2020 at 01:18

    Sapid Agency is a Search Engine Optimization company in New York City that provides SEO Services. Their proprietary SEO strategies help struggling websites and aspiring business owners to rank their websites higher in multiple search engines like Google , Yahoo and Bing. They provide local and gmb map ranking for businesses in NYC and many other local areas. Find more at https://www.sapidagency.com/ @ 145 E 57TH NEW YORK, NY 10022, USA, +1 971 341 5608 USA

  23. www.Metroclick.com 28 março, 2020 at 06:48

    MetroClick specializes in building completely interactive products like Photo Booth for rental or sale, Touch Screen Kiosks, Large Touch Screen Displays , Monitors, Digital Signages and experiences. With our own hardware production facility and in-house software development teams, we are able to achieve the highest level of customization and versatility for Photo Booths, Touch Screen Kiosks, Touch Screen Monitors and Digital Signage. Visit MetroClick in NYC at http://www.metroclick.com/ or , 121 Varick St, New York, NY 10013, +1 646-843-0888.

  24. https://www.sapidagency.com/ 28 março, 2020 at 17:38

    Sapid Agency is a Search Engine Optimization company in New York City that provides SEO Services. Their proprietary SEO strategies help struggling websites and aspiring business owners to rank their websites higher in multiple search engines like Google , Yahoo and Bing. They provide local and gmb map ranking for businesses in NYC and many other local areas. Find more at https://www.sapidagency.com/ @ 145 E 57TH NEW YORK, NY 10022, USA, +1 971 341 5608 USA

  25. CBD gummies 28 março, 2020 at 20:42

    You’ve made some good points there. I checked on the net for additional information about the issue and found most people will go along with your views on this website.

  26. brazil 30 março, 2020 at 06:56

    Your style is so unique compared to other people I’ve read stuff from. Thanks for posting when you have the opportunity, Guess I will just bookmark this blog.

  27. CBD salve 2 abril, 2020 at 07:52

    Your style is so unique compared to other folks I have read stuff from. Thank you for posting when you’ve got the opportunity, Guess I will just bookmark this web site.

  28. konya escort 4 abril, 2020 at 19:35

    Galerimizdeki her seçkin Konya escortlari benzersizdir ve her karsilasmayi özel hale getirmek için çalisiyoruz , ancak biraz daha spesifik bir sey istiyorsaniz, bir noktaya kadar mecbur kaliyoruz.

  29. womens designers clothing for cheap 6 abril, 2020 at 00:01

    Hello, I think your blog may be having web browser compatibility issues. Whenever I look at your website in Safari, it looks fine but when opening in IE, it has some overlapping issues. I just wanted to provide you with a quick heads up! Other than that, fantastic website!

  30. Chang Colello 7 abril, 2020 at 15:31

    Hello very cool site!! Guy .. Beautiful .. Wonderful .. I will bookmark your site and take the feeds also…I am satisfied to find a lot of helpful information right here within the put up, we’d like work out more strategies in this regard, thanks for sharing.

Leave a reply