Os 70 Anos do voo da Asa Branca

2465
16
COMPARTILHAR:
Se você teve uma flauta doce de brinquedo quando era criança, dessas que se compra no mercadinho da esquina, com toda certeza você tocou, ou pelo menos tentou, a Asa Branca de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Uma das músicas mais conhecidas do cancioneiro popular brasileiro e uma das mais executadas em todo o mundo completa 70 anos exatamente hoje, 3 de março.
O encontro inusitado entre o caboclo do sertão e o advogado aconteceu na Avenida Calógeras, no Rio de Janeiro, então capital da República, onde Humberto tinha seu escritório e 10 anos depois, aconteceria outro importante encontro para a música brasileira: o de Vinícius de Morais com Tom Jobim. Dessa parceria, surgiram grandes clássicos da música brasileira como No Meu Pé de Serra e Juazeiro, mas Aza Branca (assim, com “Z” mesmo) foi de longe a de maior impacto.
Inicialmente uma toada, o próprio Gonzaga à regravou em baião 3 anos depois, transformando Asa Branca no Hino do Nordeste, ao retratar de forma poética o êxodo rural do sertanejo, causado pela seca, um problema crônico do Nordeste brasileiro, que foi transformado em projeto político por oligarquias que dominam o sertão até os dias de hoje.
A união entre a melodia alegre, princialmente a sua icônica introdução, com a letra triste talvez seja a grande receita para o sucesso de Asa Branca. Tendo a Asa Banca como protagonista, uma ave que é capaz de sobreviver os mais cruéis períodos de estiagem, a música traz uma sentença ao pobre sertanejo: se até mesmo a Asa Branca bateu asas do sertão, não lhe resta outra opção a não ser ir embora também.
Em 2009, a revista Rolling Stone classificou Asa Banca como a quarta música brasileira mais importante. O engraçado é que ela veio originalmente no lado B do compacto que trazia em destaque, a esquecida Vou Pra Roça, mostrando que a própria gravadora RCA não tinha nenhuma expectativa para com a música, sendo ridicularizada até mesmo pelos músicos do Regional do Canhoto, que participaram da gravação, chamando ela de “cantiga para cego pedir esmola”.
70 anos depois, Asa Branca é uma das canções mais executadas no mundo, tendo versões nos mais diferentes idiomas, até mesmo em japonês e coreano, emocionado todos que a ouvem, principalmente aqueles que se encontram longe da sua terra de origem, sonhando com o dia em que, talvez, poderão seguir o voo da Asa Banca e voltar para o seu sertão. É muito provável que neste exato momento, alguém esteja cantarolando os versos ou simplesmente a melodia de Asa Branca em algum lugar do mundo.
COMPARTILHAR:

16 comments

  1. Cristopher Beile 30 janeiro, 2020 at 23:16

    I think other website proprietors should take this web site as an model, very clean and excellent user friendly style and design, as well as the content. You are an expert in this topic!

  2. 사설토토 10 fevereiro, 2020 at 08:05

    428247 943804I was reading some of your content material on this site and I conceive this internet web site is really informative ! Maintain on putting up. 965617

  3. https://menmania.pl/forum/ 11 fevereiro, 2020 at 13:16

    965070 970777Someone essentially lend a hand to make critically articles Id state. That could be the very first time I frequented your website page and so far? I amazed with the research you produced to create this actual post extraordinary. Amazing activity! 84063

  4. ig 14 fevereiro, 2020 at 04:37

    It’s awesome to go to see this web page and reading the views of all colleagues concerning this paragraph, while I
    am also zealous of getting knowledge.

  5. warnetqq online 28 fevereiro, 2020 at 17:37

    25146 629598This douche bag loves his illegal bretheren because hes a itiaen of the world and we ought to be ashamed of ourselves I got news for you Asswipe get your asswiping ass back towards the craphole where you came from with all of your illegal beaners 839480

  6. situs poker online 3 abril, 2020 at 01:02

    668587 809935Discover how to deal along with your domain get in touch with details and registration. Recognize domain namelocking and Exclusive domain name Registration. 690728

Leave a reply